17 abr União Gaúcha pede urgência na nomeação do presidente do IPERGS
As últimas notícias divulgadas sobre fraudes cometidos contra o IPE-Saúde, preocupou a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública. Na manhã desta segunda-feira (17/04), os conselheiros, reunidos na sede administrativa da AJURIS, deliberaram pelo envio de ofício à Casa Civil, solicitando urgência na nomeação do novo presidente do Instituto. O cargo está vago desde o início de fevereiro, quando José Alfredo Parode assumiu a Secretaria de Planejamento e Gestão da Capital.
O presidente da AJURIS e da União Gaúcha, Gilberto Schäfer, salientou que um órgão tão importante como o IPE não pode permanecer por tanto tempo sem um presidente. Na avaliação do magistrado, é preciso tratar também do projeto elaborado pelo Conselho Deliberativo do órgão, que trata da reestruturação do Instituto, e está parado na Casa Civil: “Estamos todos pagando o preço do sucateamento do IPE e é preciso uma reformulação urgente”, complementou.
O novo nome escolhido pelo governador José Ivo Sartori, é Otomar Vivian, que já presidiu a autarquia em 1995, durante o governo Antônio Britto, e durante toda a gestão Germano Rigotto (2003-2006). Os conselheiros também decidiram convidar o diretor de Saúde do IPE Alexandre Escobar para participar, na próxima semana, da reunião do Conselho para que possam tirar suas dúvidas.
O diretor de Previdência do Instituto, Ari Lovera, salientou as inúmeras dificuldades do órgão, mas elegeu a falta de pessoal como um dos principais problemas enfrentados. Segundo ele, no setor de Previdência existem apenas 45 servidores e no de Saúde, apenas 52. “Nós não conseguimos mais fazer análise nas pensões dentro do prazo, pois aumentou o número de processos, mas não aumentou o número de servidores”, destaca.
Por Assessoria de Comunicação da UG/ Gilvânia Banker
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br