02 ago União Gaúcha demonstra preocupação com a reforma da previdência e o parcelamento do salário dos servidores
As mudanças que ocorrerão com a proposta de reforma da previdência feita pelo Governo Federal e ação reiterada do Governo Estadual em parcelar a remuneração dos servidores públicos foram os assuntos debatidos pelas entidades integrantes da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública durante reunião na última segunda-feira (1º/8), na Sede da AJURIS.
O diretor da Escola Superior da Magistratura (ESM/AJURIS), Cláudio Luís Martinewski, acompanhou o encontro e manifestou a preocupação da AJURIS, enquanto integrante e dirigente da União Gaúcha, no sentido das nefastas consequências trazidas à sociedade pelo parcelamento dos salários dos funcionários públicos, ativos e inativos, e pensionistas. “O parcelamento tem gerado insegurança pública, desassistência na área da saúde e debilidade da área de educação, atingindo sobretudo a camada da população mais pobre do Estado ao mesmo tempo em que continua com a política de concessão de incentivos fiscais para grande grupos empresariais”, enfatizou ele. O diretor também lembrou que é preciso alertar para a falta de transparência na divulgação dos dados e ausência de estudos na proposta de reforma da previdência, cuja tônica exclusiva é a financeira e, por consequência, da perda de direitos.
A desconstitucionalização das pensões e as alterações nas regras inquietam as entidades da União Gaúcha, como a exigência de idade mínima para aposentadoria. O diretor de Previdência do IPERGS, Ari Lovera, analisou as principais mudanças na proposta de reforma e salientou que é essencial ficar atento ao que irá ocorrer.
Durante o encontro, também foi decidido que a União Gaúcha participará como apoiadora do Seminário sobre Previdência, evento que integra as comemorações de 85 anos do IPERGS e será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, na sede do Ministério Público do Estado (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80).
Os presentes desejaram sucesso ao novo presidente do Conselho Deliberativo do IPERGS, o conselheiro da União Gaúcha Luís Fernando Alves da Silva, vice-presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Estado. Ele assume o lugar do desembargador Cláudio Martinewski, que na última quarta-feira (27/7) deixou a presidência do Instituto após oito anos de atuação.
Com informações Gilvânia Banker/União Gaúcha
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9120
imprensa@ajuris.org.br