20 maio Senado aprova indicação de Luiz Fachin para o STF
“Celebramos a indicação do ministro Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal (STF)”, declarou o presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, nesta terça-feira (19/5) após a aprovação no plenário do Senado. Foram 52 votos favoráveis e 27 contrários.
O jurista indicado pela presidente Dilma Rousseff ocupará vaga deixada pelo ex-presidente da Corte Joaquim Barbosa, que se aposentou em 31 de julho de 2014. Para Costa, o Supremo ganhará um ministro qualificado para o cargo. “Todos nós que fomos alunos e toda a comunidade jurídica que conhece o professor Fachin têm a convicção de que será um grande ministro. Ele foi brilhante na sua sabatina que conquistou não só o Senado, mas também o país inteiro pela sua serenidade, tranquilidade e capacidade de explanar as suas posições”, elogiou o presidente da AMB.
Para ter a indicação aprovada, Fachin precisava de pelo menos 41 votos favoráveis dos 81 senadores.
Currículo
Nascido em Rondinha (RS), o advogado e professor de Direito Civil, Luiz Edson Fachin tem 57 anos. Estudou e fez carreira profissional no Paraná, tendo se destacado como jurista e acadêmico, com atuação no Brasil e no exterior. Professor titular da Universidade Federal do Paraná, fez mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutorado no Canadá. Fachin também é pesquisador convidado do Instituto Max Planck, da Alemanha.
Com informações da Agência Senado.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br