fbpx

Parto Humanizado é tema do Sala de Audiência

Parto Humanizado é tema do Sala de Audiência

O Sala de Audiência desta segunda-feira (27/4), às 17h, tem como pauta o parto humanizado, expressão que se popularizou como um contraponto ao grande número de cesáreas realizadas na rede hospitalar. Apresentado pela juíza de Direito Rosana Garbin, o programa tem como convidados o vice-presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul (SOGIRGS), Gustavo Steibel, e a juíza de Direito Liniane Maria Mog da Silva.

Dentre os pontos em debate estão as práticas adotadas para a realização do parto humanizado, a resolução emitida pela Agência Nacional de Saúde sobre o assunto e o papel que o sistema de Justiça exerce no âmbito da decisão da gestante. Transmitido pela Radioweb AJURIS, o programa também é disponibilizado em convênio com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) para rádios associadas.

No sistema de saúde suplementar o índice divulgado é de 84% de partos por cesariana. Já no SUS o percentual é de 40%. Para o representante da SOGIRGS, esse índice deve ser considerado alarmante. “Tem hospitais particulares que tem taxa de 80%, 90% de cesáreas e isso, certamente, é um problema de saúde pública”, ressalta.

Durante o programa, Liniane fala sobre uma decisão que tomou, atuando em Plantão na Comarca de Torres, para garantir o encaminhamento de gestante ao hospital local para atendimento médico adequado. A decisão teve repercussão nacional pelo fato de a mãe, mesmo com iminente risco ao bebê, ter optado por ir para casa a fim de realizar o parto normal.

O Sala de Audiência vai ao ar nesta segunda-feira (27/7), às 17 horas, na Radioweb AJURIS, com reprises às 21 horas de segunda-feira e às 10 horas de quarta-feira (29/7). A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI.

Confira o programa na íntegra:

Bloco 1:

 

Bloco 2:

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br