27 abr Nota de repúdio a ataques contra juíza
A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) vem a público repudiar os ataques e declarações oportunistas e com finalidades eleitoreiras proferidas em face da juíza de Direito Sonáli da Cruz Zluhan.
Ao determinar o simples cumprimento da lei, a magistrada, de relevantes serviços prestados à distribuição da justiça e pacificação social, apenas preservou a reserva das prerrogativas dos poderes constituídos, laborando de modo preventivo para a correta aplicação da lei. Contudo, este fato foi suficiente para aqueles que atuam para fabricar conflitos onde não existem, com o objetivo de obter vantagens individuais, extrapolarem os limites da civilidade, inclusive sob o largo manto da imunidade parlamentar, instituição criada em benefício da sociedade, que não pode servir como escudo individual para a má política, nem para ataques à honra da magistrada e à respeitabilidade do próprio Poder Judiciário gaúcho.
A AJURIS está atenta e vigilante para defender o Estado Democrático de Direito, as prerrogativas da magistratura e a garantia da incolumidade da honra e da segurança dos juízes e juízas do Estado do Rio Grande do Sul. Finalmente, a AJURIS não se furtará, se assim os fatos exigirem, a ofertar auxílio jurídico especializado aos magistrados ofendidos que pretenderem a responsabilização pessoal de seus detratores.
O exercício da política exige decoro, serenidade e contenção verbal.
Cláudio Martinewski
Presidente da AJURIS