11 nov Memorial lança Revista Justiça & História na Feira do Livro
O Volume 12 da Revista Justiça & História (nº 23 e 24) tem lançamento marcado esta quarta-feira (11/11), às 18h, no Memorial do Rio Grande do Sul (situado na Praça da Alfândega, Centro de Porto Alegre), em atividade que integra a participação do Judiciário gaúcho na Feira do Livro de Porto Alegre.
Em mais de 300 páginas, a publicação traz, entre outros, artigos da desembargadora aposentada do TJ/RS, Elaine Harzheim Macedo, tratando das origens, desde Roma, e evolução do Procedimento Ordinário; de Paola Roos Braun, especialista em Direito Notarial e Registral; e do historiador Eduardo Ubaldo Barbosa, intitulado A constitucionalização do Habeas Corpus e as origens da jurisdição constitucional na Primeira República brasileira.
O resgate histórico vem com o entrevistado da edição, desembargador aposentado e ex-vice-presidente do TJ Marco Aurélio dos Santos Caminha. Ele conta sua trajetória pelas comarcas do Interior até sua chegada ao TJ, em 1998, um mês antes da fusão com o extinto Tribunal de Alçada.
O desembargador, nascido em Soledade, no ano de 1948, relembra no depoimento as dificuldades de comunicação e transporte daqueles anos de magistratura e, com humor, revela o “banzé” com o padre que tocava música italiana nos alto-falantes da Igreja às 6h da manhã, em Antônio Prado.
Revista Justiça & História
Publicação científica de responsabilidade do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, tem por finalidades enfocar temas teórico-historiográficos pertinentes à História do Direito e do Poder Judiciário, difundir a produção científica do próprio Memorial e propiciar o debate teórico e historiográfico na sua área de enfoque específico.
De periodicidade semestral, traz artigos, resenhas de obras recém publicadas, notícias de arquivos e centros de documentação. Ainda, reprodução de fontes documentais impressas ou depoimentos do Programa de Memória Oral do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul.
A distribuição da edição impressa, de 500 exemplares, é gratuita. A publicação pode ser retirada amanhã, no lançamento, ou no estande do Judiciário na Feira do Livro. Após o término do evento, estará disponível na sede do Memorial do Judiciário, no Palácio da Justiça (situado na Praça da Matriz, em Porto Alegre).
Cerca de quatro meses após o lançamento, o conteúdo será disponibilizado na Internet.
Texto: Márcio Daudt – Fonte TJ/RS
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br