12 ago Magistratura presta solidariedade à juízes goianos
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) esteve, nesta quinta-feira (11/8), em Goiatuba, sul do Estado de Goiás, para prestar solidariedade aos juízes que atuam no Foro da Comarca de Goiatuba, que na madrugada de quarta-feira (10/8) foi alvo de um incêndio criminoso.
Em nome da Magistratura, o presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, visitou as dependências do local e se solidarizou aos juízes e servidores que trabalham no local: “Minha tristeza é que aqui queimou não só um acervo, mas o anseio de vários cidadãos, o trabalho de muitos juízes e servidores. Nós temos a capacidade de refazer tudo o que foi destruído. A Justiça de Goiás e a brasileira não vão parar, não vão se intimidar com esse tipo de atentado”, disse.
No dia do incêndio, o presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, emitiu nota de repúdio ao atentado e a qualquer tentativa de intimidação dos magistrados: “a ação é uma afronta ao Estado Democrático de Direito e a atuação do Poder Judiciário”, afirmou, destacando a importância de uma investigação ágil para que os autores do crime sejam identificados e responsabilizados. A AJURIS defende que sejam aperfeiçoados mecanismos para garantir a segurança dos magistrados.
O incêndio
Conforme informações apuradas pelo Corpo de Bombeiros do município, o local foi incendiado na madrugada de quarta-feira (10/8) por dois homens que invadiram o Fórum de Goiatuba (GO), após render o segurança. As chamas consumiram cerca de 80% da unidade, além de centenas de processos e documentos. Mais de 10 mil processos foram queimados e apenas 247 não foram destruídos. Além disso, 1.200 estão digitalizados no sistema e não foram prejudicados. A unidade judiciária possui duas Varas e conta com três juízes e setenta funcionários.
Veja AQUI as fotos.
Com informações e fotos AMB
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br