fbpx

Magistrado Alexandre Pacheco é empossado Juiz-Corregedor

Magistrado Alexandre Pacheco é empossado Juiz-Corregedor

O juiz de Direito Alexandre de Souza Costa Pacheco é o mais novo membro da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ). Com 18 anos de carreira, o magistrado estava atuando, desde 2014, na 1ª Vara de Execuções Criminais da Capital.

A posse do Juiz-Corregedor foi realizada na manhã desta sexta-feira (7/8), no Palácio da Justiça, e contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, e do 3º Vice-Presidente, desembargador Francisco José Moesch. A solenidade, conduzida pelo Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, foi prestigiada por magistrados, servidores, amigos e familiares do novo Juiz-Corregedor. 

Criatividade para enfrentar desafios

Os desafios são imensos: O Judiciário passa por transformações; o país e o Estado, por crises financeiras e políticas. E nós, enquanto Juízes-Corregedores, precisamos criar mecanismos, usar de criatividade, na busca de soluções que melhorem a atividade fim, que é a prestação de serviço à sociedade, afirmou o Juiz Alexandre Pacheco. Ele ocupará a vaga deixada pela colega Mara Lúcia Coccaro Martins Facchini.

Em seu discurso de posse, o magistrado revelou ter ficado surpreso com o convite da Corregedoria, aceito com muita honraÉ o reconhecimento de um trabalho que venho fazendo há 18 anos, declarou. O Juiz Alexandre destacou a atuação na 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) da Capital, classificada como um grande aprendizado para a sua carreira, por apresentar uma outra realidade.

Sobre o papel da Corregedoria, o seu mais novo integrante ressaltou que o órgão, há muito, deixou de ter caráter apenas de orientação administrativa para desenvolver programas, projetos e planos de ações que melhorem a atividade jurisdicional como um todo: É preciso trabalhar para a sociedade, e não em causa própria. Temos que ser mais efetivos e céleres. Precisamos de uma instituição moderna e eficiente no cumprimento do seu dever. Ao finalizar a sua fala, o magistrado registrou um agradecimento especial à esposa e a sua equipe da 1ª VEC.

Boas-vindas

O Presidente do TJRS aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho que vem sendo desenvolvido na Corregedoria. Saber formar o elenco e identificar as pessoas que vão fazer parte do grupo é fundamental para o andamento dos trabalhos da CGJ. E o Desembargador Tasso está fazendo isso com maestria, elogiou o Desembargador Aquino.

Sobre o novo Juiz-Corregedor, o Presidente destacou a sua figura humana, além da excelência profissional. O discurso do Juiz Alexandre Pacheco sintetizou a nossa realidade: Precisamos ser úteis à sociedade e agir com simplicidade. O conjunto tem nos conduzido e vejo que o Poder Judiciário avança, observou o Desembargador José Aquino Flôres de Camargo.

Chegamos nesse momento de extraordinária crise financeira no RS. Mas o TJ gaúcho, há sucessivas Administrações, vem primando pelo controle, eficiência, fluxo de processos e gestão orçamentária, afirmou, ressaltando que o Poder Judiciário está atento e solidário à crise pela qual passa o Estado do RS: Vamos mostrar o nosso engajamento à sociedade.

Ao dar as boas-vindas ao novo membro da sua equipe, o Corregedor-Geral destacou a trajetória do Juiz Alexandre Pacheco, que classificou de colaborativo e associativo. O Doutor Alexandre vem exercendo substituição em diversas unidades e tem se evidenciado por todas essas atuações, afirmou o Desembargador Tasso. Por essa disposição de estar sempre atuando e colaborando com a Administração, que muito se ajusta ao perfil da CGJ, é que tenho certeza de que ele virá para acrescentar o trabalho deste órgão, acrescentou.

Carreira

O Juiz Alexandre Pacheco ingressou na magistratura em julho de 1997. Atuou nas Comarcas de Três de Maio, nas 1ª e 2ª Varas Judiciais (1997-1999); Osório (1999-2007), na 3ª Vara Judicial, depois transformada em 2ª Vara Cível; Esteio, na 1ª Vara Judicial, depois transformada na 1ª Vara Cível (2007-2009); Canoas, na 3ª Vara Criminal (2009-2010); e Porto Alegre, na Vara de Execuções Criminais (2010-2012), 2ª Turma Recursal Cível (2012-2014) e, desde o ano passado, atuava na 1ª VEC.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9120
imprensa@ajuris.org.br