fbpx

Empoderamento feminino é tema do último debate do mês da mulher na AJURIS

Empoderamento feminino é tema do último debate do mês da mulher na AJURIS

Painel acontece na quinta-feira (30/3), na Escola da AJURIS.

No último período a expressão “empoderamento feminino” ganhou força e passou a fazer do vocabulário das pessoas graças a uma nova fase do movimento feminista, que trouxe para o centro dos debates os temas relacionados aos direitos das mulheres.

Neste contexto surge o questionamento: qual o real significado dessa expressão? Para trazer esclarecimentos sobre o assunto, a AJURIS promove o painel Empoderamento Feminino na próxima quinta-feira (30/3), às 18h30, na Escola da AJURIS. A atividade encerra a programação do mês da mulher, cujo tema é Lugar de mulher é onde ela quiser.

Primeira mulher a presidir o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), a desembargadora aposentada Elaine Harzheim Macedo aponta que o termo se refere a ocupação de espaços decisionais pelas mulheres e faz uma recorte em relação ao papel na política, sua área de atuação e pesquisa. “Mas o que mais nos interessa é o empoderamento da mulher na política. E mais especificamente nos cargos eletivos, ou seja, no Poder Executivo e no Poder Legislativo. Por que este foco? Porque aqui nós encontramos as mais significativas carências, a ausência da presença feminina neste espaço público político de condução da sociedade”, cobra.

Atuando na área de combate à violência contra as mulheres, a juíza de Direito do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, Madgéli Frantz Machado, quer propor durante o  painel uma reflexão sobre como o empoderamento produz resultados enfrentamento às agressões sofridas dentro do lar. “Empoderamento feminino é fundamental quando se trata da violência contra a mulher, seja para nós evitarmos que aquela mulher seja vítima de violência e também como um instrumento de fortalecimento para que ela saia do ciclo de violência onde se encontra”.

O painel conta ainda com a participação da professora de Psicologia da UFRGS e PhD em Psicologia Social e Institucional, Raquel Silveira. A vice-presidente Administrativa da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, mediará o debate.

A programação do mês da mulher na AJURIS encerra com a apresentação da banda Expresso Livre. A atividade é aberta ao público. A organização sugere como ingresso a doação de produtos de higiene pessoal (absorventes, sabonetes, creme dental, papel higiênico) em prol de presas do Sistema Penitenciário Feminino.

Para garantir lugar, as inscrições devem ser feitas AQUI.

Mais informações: https://lugardemulhereondeelaquiserblog.wordpress.com/blog/

 

Confira a opinião das palestrantes:

Elaine Harzheim Macedo

***

 

Madgéli Frantz Machado

 

 

 

Joice Proença
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284 9107
imprensa@ajuris.org.br