Desembargador Martinewski homenageado com inclusão do nome na Galeria de Ex-Presidentes da AJURIS

Desembargador Martinewski homenageado com inclusão do nome na Galeria de Ex-Presidentes da AJURIS

Durante uma sessão do Conselho Deliberativo (CD) da AJURIS marcada por muita emoção, em meio a colegas, familiares, filhos e a neta Luiza, de 1,8 ano, o desembargador Cláudio Luís Martinewski foi homenageado na manhã desta sexta-feira (4/4) com a inclusão de seu nome na Galeria de Ex-Presidentes da AJURIS. Martinewski presidiu a associação no biênio 2022-23. O evento foi conduzido pelo presidente do CD, Mauro Peil, e também contou com a participação de representantes de entidades de classe do serviço público.

Durante a cerimônia, muitos colegas deixaram seu depoimento sobre a importância da atuação de Martinewski na vida associativa e no Judiciário gaúcho. Primeiro a se manifestar, o presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, destacou que Martinewski “é uma pessoa aberta ao diálogo, democrático, um ser humano sensível sempre buscando unir a todos em torno das causas”. Vilhalba Flores lembrou que presidir A AJURIS não é “tarefa simples, a cadeira (da presidência) é espinhosa, mas ela fica mais leve quando estamos cercados de amigos, como fez o Cláudio em sua gestão”. Por fim, disse que hoje, na frente da presidência da AJURIS, se inspira nos ensinamentos do ex-presidente para fazer o trabalho associativo.

Nos depoimentos que se seguiram, os colegas lembraram momentos do relacionamento com o ex-presidente da AJURIS que foram importantes em suas carreiras e destacaram o papel de Martinewski na direção da Escola da Magistratura da AJURIS e como diretor do Foro Central de Porto Alegre, quando foi concluído o novo prédio. Ao fazer sua manifestação, Martinewski se disse tocado com os depoimentos dos colegas. “Ao ouvir tantos amigos a gente se conhece um pouco mais”, afirmou. Disse que em sua vida sempre foi movido pela paixão ao enfrentar os desafios e que procurou a carreira da magistratura pois desde cedo “buscar a Justiça foi o norte de minha vida”. Por fim, definiu o que considera ser a missão do presidente da AJURIS: “A ideia que deve nos mover a ocupar qualquer cargo de liderança é a de servir quem a gente representa”.

O momento da homenagem se encerrou com a inclusão do nome de Martinewski no painel onde estão relacionados os nomes dos ex-presidentes da AJURIS, com a participação dos ex-presidentes João Ricardo dos Santos Costa, Eugênio Couto Terra, Gilberto Schäfer e Vera Lúcia Deboni.