02 dez Curso de Atualização para Magistrados aborda Direitos Humanos
A primeira edição do Curso de Atualização para Magistrados (CAM) sobre Direitos Humanos teve início nesta quarta-feira (2/12), na Escola Superior da Magistratura (ESM). Na abertura oficial, o presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, ressaltou a atuação da instituição em defesa do tema. O magistrado lembrou que ontem (1º/12) foi realizada a entrega do Prêmio AJURIS/João Abílio Rosa de Direitos Humanos, que tem como objetivo reconhecer publicamente as boas práticas na área.
Eugênio Terra também ressaltou o empenho da Associação pela implantação do sistema de cotas raciais no Poder Judiciário. O magistrado destacou, ainda, o papel de protagonismo do TJ/RS, o primeiro do País a implantar uma Comissão de Direitos Humanos. “O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, e os seus magistrados obviamente, estão cada vez mais preocupados com a questão dos Direitos Humanos”, frisou.
O presidente do TJ/RS, José Aquino Flôres de Camargo, presente na abertura do CAM, reconheceu a atuação da AJURIS em prol dos Direitos Humanos. “Não tenho dúvida nenhuma, a cultura dos Direitos Humanos veio para o Tribunal através da nossa AJURIS”, frisou. Também salientou a importância do tema. “Juiz que não tem valor humano é um juiz com pouca qualidade. Acho que esse é nosso maior valor”. O desembargador lembrou, ainda, que as demandas sociais, nas quais se enquadram os Direitos Humanos, estão no eixo estratégico da atual Administração do Tribunal.
Além disso, o desembargador reconheceu a parceria institucional e política da AJURIS na busca da valorização da Magistratura, na pessoa do presidente Eugênio Terra. Ressaltou ainda, que a atuação da Direção da AJURIS foi destaque como braço político e às vezes como ponta de lança dos interesses da Magistratura e do Poder Judiciário. Aquino acrescentou que existiram divergências, mas sempre resolvidas com diálogo respeitoso entre o Tribunal e a Associação.
Também participaram da abertura do CAM o 1º vice-presidente do TJ/RS e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Luiz Felipe Silveira Difini, o corregedor-geral da Justiça, Tasso Caubi Soares Delabary, o diretor do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, Nilton Tavares da Silva e o vice-diretor da ESM, Luciano André Losekann.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br