fbpx

Corruptos de Rapina, de Graça Craidy, encerra temporada 2016 de exposições na Pinacoteca da AJURIS

Corruptos de Rapina, de Graça Craidy, encerra temporada 2016 de exposições na Pinacoteca da AJURIS

A Pinacoteca da AJURIS recebe a exposição Corruptos de Rapina, da artista plástica e digital Graça Craidy. A abertura da mostra – a última do ano no espaço cultural – acontece na próxima quinta-feira (24/11), às 18h, no saguão da Escola da AJURIS (Celeste Gobbato, 229), em Porto Alegre.

A coleção de pinturas acrílicas sobre papel 99 x 66 cm catalisa a indignação da sociedade brasileira com os esquemas de corrupção nas áreas pública e privada. Graça Craidy explica que a série de pinturas busca refletir a profunda crise ética que assola o país. “Personagens inspirados nos protagonistas – corruptos e corruptores denunciados pelas investigações – contracenam com os mais representativos ícones da sua rapinagem desenfreada: corvos, abutres, urubus, harpias e águias, legítima fauna que por sua própria natureza chafurda no lixo e na carniça”, descreve a artista, que provoca: “Em sua nobre função de tradutora do seu tempo, a arte aponta, alerta e convida à reflexão: o quanto cada um de nós é responsável por essa tragédia ética da corrupção no Brasil?”.

A abertura da exposição terá coquetel para marcar a ocasião. Todos estão convidados para o evento e para conferir a mostra, que ficará aberta para visitação até 30 de dezembro, das 9h às 18h.  

A temporada 2016

Em 2016, a Pinacoteca da AJURIS selecionou quatro propostas de exposições individuais e coletivas. A mostra coletiva Diversos Olhares, das artistas Jessi Ferreira de Freitas e Alice Hansen, abriu a temporada 2016 da Pinacoteca em junho. Humanóides, de Georges Bom, recebeu visitações no espaço durante o mês de agosto. Em setembro, foi a vez de Lugares, Pessoas e Lembranças, exposição coletiva das artistas Carmem Eunice, Guacira Fontoura e Silvia Pimenta.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9120
imprensa@ajuris.org.br