fbpx

Curso de Atualização de Magistrados debate violência doméstica nos 10 anos da Lei Maria da Penha

Curso de Atualização de Magistrados debate violência doméstica nos 10 anos da Lei Maria da Penha

AJURIS destaca aos associados a importância da mobilização em defesa de prerrogativas da Magistratura.

A Direção da AJURIS participou, nesta quarta-feira (31/8), do Curso de Atualização de Magistrados (CAM) sobre violência doméstica, que teve como destaque a exposição de atividades multidisciplinares desenvolvidas pelos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher com vítimas e agressores.

IMG_9229

O presidente da Associação, Gilberto Schäfer, acompanhado da vice-presidente Administrativa, Vera Lúcia Deboni, aproveitou a oportunidade para convidar os juízes para participarem da assembleia de mobilização da Magistratura, que ocorre na próxima sexta-feira (2/9). O objetivo é definir estratégias de atuação contra os projetos em tramitação no Congresso Nacional que atacam a Magistratura e que visam enfraquecer a atuação dos juízes. Todas as associações estaduais afiliadas à AMB realizarão assembleias extraordinárias e permanentes.

“Podemos citar diversos ataques aos direitos que estão sendo promovidos pelo Congresso Nacional, mas hoje quero fazer referência a tramitação do projeto que diz respeito à violência doméstica e pretende autorizar a concessão de medidas protetivas pelas autoridades policiais. Essa é uma prerrogativa exclusiva da jurisdição”, afirmou. A AJURIS tem atuado em Brasília, junto com a AMB, apontando as inconstitucionalidades da proposição que, além de violar atribuição definida constitucionalmente como exclusiva da Magistratura, abre margem para a vulnerabilidade constitucional de todos os envolvidos.

Schäfer também destacou a importância da realização de cursos de atualização em áreas tão relevantes: “Matérias como essa mostram como os direitos humanos são deveres de todos os magistrados”, apontou, saudando a presença da transdisciplinaridade e a inovação dos juízes que atuam na área. Neste sentido, o diretor da Escola da AJURIS, Cláudio Luís Martinewski, afirmou que a instituição tem trabalhado a partir da diretrizes humanistas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

IMG_9236Em nome da Administração do Tribunal de Justiça do RS (TJ/RS), a Corregedora-Geral da Justiça, Iris Helena Medeiros Nogueira, saudou o novo formato dos cursos de atualização que prioriza “troca de informações e intercâmbio entre os colegas para tratar de assuntos da jurisdição e alcançar de forma mais célere a Justiça”, afirmou, desejando que, após a conclusão do CAM, os magistrados possam retornar à jurisdição renovados.

IMG_9201A presidente do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FONAVID) e titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Porto Alegre, Madgéli Frantz Machado, frisou os 10 anos da Lei Maria da Penha, completado em 7 de agosto de 2016: “Vivemos um momento histórico de afirmação das mulheres e construção de políticas afirmativas que resultaram no salvamento da vida de milhares de mulheres”, frisou, saudando o apoio da AJURIS, da AMB, da Corregedoria-Geral da Justiça e do TJ/RS às ações de combate à violência.

Também participaram da mesa de abertura a vice-presidente Administrativa, Vera Lúcia Deboni, o diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre,  o Diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, Amadeo Henrique Ramella Butelli, e a vice-diretora da Escola da AJURIS, Rosana Broglio Garbin.

O Curso de Atualização de Magistrados (CAM) sobre violência doméstica ocorre entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, com palestra sobre Caracterização da Violência de Gênero, com a juíza de Direito do TJRJ, Adriana Ramos de Mello, e a apresentação de boas práticas na área e estudos de caso. Confira a programação completa AQUI

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br