09 dez Associado, participe da consulta do TJ sobre eleições diretas para a mesa diretora da Corte
Pesquisa realizada pelo Tribunal se encerra nesta sexta-feira.
O associado que ainda não expressou sua opinião sobre eleições diretas para a Administração do Tribunal de Justiça do RS, tem até esta sexta-feira (11/12) para participar de consulta online promovida pela própria Corte sobre a ampliação ou não do colégio de eleitores para a mesa diretora da Corte.
Assim como a AJURIS buscou identificar a opinião dos associados a partir da Eleição Direta Simulada pela Internet em novembro, o TJ permite, agora, à Magistratura manifestar o desejo de participar da escolha de seus representantes.
É muito importante que todos os magistrados participem, pois o resultado da pesquisa será levado ao Órgão Especial do Tribunal. A partir disso, será deliberada posição institucional em relação ao tema, que é debatido no Congresso Federal através da tramitação da PEC 187/2012. A proposta busca permitir a todos os magistrados em atividade, de primeiro e segundo graus, votar em eleições para os órgãos diretivos dos tribunais.
O voto na consulta do TJ é sigiloso e a apuração será de forma estratificada, considerando os vários segmentos da carreira.
Veja passo-a-passo como votar:
1) Acesse a Intranet do Tribunal de Justiça;
2) Na coluna “Destaque” é necessário clicar em “Consulta a magistrados sobre ampliação do colégio eleitoral para eleição direta da Administração”;
3) Faça seu login no sistema: Domínio\Nome de Usuário. Atenção para utilizar a \ (contrabarra). A tabela com os domínios está logo abaixo;
4) Selecione o grau de jurisdição/entrância;
5) Após clicar aparecerá a pergunta: “O(a) magistrado(a) é a favor da ampliação do colégio eleitoral para permitir a participação dos juízes vitalícios na eleição direta para Presidente e demais cargos da Administração, excluindo o cargo de Corregedor-Geral da Justiça, tendo, como elegíveis, os desembargadores membros do Tribunal Pleno, como dispõe a PEC 187 em tramitação no Congresso Nacional?”. As opções de respostas são “sim” ou “não”;
6) “Sim”, significa ser favorável a inclusão de juízes de 1º grau no colégio eleitoral. “Não”, é ser contrário à ampliação do colégio eleitoral.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br