29 set Arrecadação de doações para sistema prisional feminino segue até o dia 3
A campanha de arrecadação de itens essenciais para as mulheres do sistema prisional feminino segue até a próxima segunda-feira (3/10) nos diversos pontos de coleta instalados pela AJURIS. Segundo a juíza de Direito Patrícia Fraga Martins, as doações já recebidas estão sendo tabuladas e serão organizadas em kits, conforme as necessidades das apenadas.
Os interessados em colaborar com a campanha podem deixar suas doações no hall de entrada da Sede Administrativa da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 81), assim como nas salas da Associação nos Foros I e II na Capital e no Tribunal de Justiça.
Confira os outros pontos de coleta:
Foro I – gabinete da 2ª VEC, 4º andar
Foro II – sala 1101.10, 9ª Vara Cível
Foro Regional do Alto Petrópolis – Gabinete Vara Criminal
Foro Regional do 4º Distrito – Gabinete Vara Criminal
Devido ao não fornecimento desses itens às presas pela SUSEPE, são solicitados absorventes íntimos, papel higiênico, pasta de dente, sabonetes, produtos de limpeza em geral para a manutenção dos banheiros e leite NAN 1 para os bebês das apenadas.
A juíza Patrícia Fraga Martins, do 1º Juizado da 2ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, responsável pela fiscalização dos presídios femininos e uma das idealizadoras da campanha, diz que a arrecadação será feita até segunda-feira (3/10) para que os produtos sejam organizados e entregues na quarta-feira (5/10). Serão elaborados kits para os bebês com fralda, shampoo e pomadas.
A magistrada frisa que a situação é muito grave, pois atualmente cerca de 600 mulheres dos presídios Feminino de Guaíba e do Madre Pelletier na Capital estão desassistidas, justamente as que possuem mais dificuldades financeiras e que não recebem visitas de familiares ou não possuem ligações com o crime organizado. “Estas demandas foram repassadas em atendimentos que tivemos diretamente com as presas”, explica Patrícia. “Esse cenário se agravou muito nas últimas semanas com esta crise da Susepe. Não é um grupo de magistrados organizando uma campanha, é um grupo de pessoas preocupadas com a falta da dignidade humana que outras pessoas estão enfrentando. Quero reforçar a todos que qualquer doação será muito importante”, salienta ela.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br