01 out AMATRA IV realiza debate com candidatos à Administração do TRT e à direção da Escola Judicial
A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV) organizou debate com os cinco desembargadores que se candidataram para formar a nova Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e também com os dois desembargadores concorrentes à direção da Escola Judicial da Instituição. A atividade, inédita na vida do Judiciário Trabalhista, aconteceu na sala 506 da sede do Tribunal, em Porto Alegre, na sexta-feira (25/9).
“O debate nos mostrou que estamos construindo com êxito o processo democrático na 4ª Região, iniciado em 2013, pois um evento como este que formatamos seria algo improvável em épocas anteriores”, avalia o presidente da AMATRA IV, juiz Rubens Clamer dos Santos Júnior. O dirigente comemora o inegável resultado positivo deste momento vivenciado pela democracia, pois os candidatos defenderam francamente suas posições para uma plateia que lotou o espaço – gentilmente cedido pelo TRT4 à AMATRA por intermédio da presidente do Tribunal, desembargadora Cleusa Regina Halfen. “Esta ocasião, sem dúvida, entra para a história da magistratura brasileira”, refere o juiz.
Participaram da atividade, que contou com a mediação do jornalista Claudio Brito, os desembargadores Ricardo Carvalho Fraga, João Pedro Silvestrin, Luiz Alberto de Vargas, Beatriz Renck e Vania Cunha Mattos (que concorrem à presidência e vice do TRT4) e os também desembargadores Alexandre Corrêa da Cruz e Carmen Izabel Centena Gonzalez (candidatos aos cargos de diretor e vice da Escola Judicial da Instituição).
O debate
A programação iniciou com a apresentação de todos os concorrentes, momento em que também foi diversas vezes mencionada pelos desembargadores a importância da construção deste processo democrático pela 4ª Região. Após, durante mais de duas horas, os cinco candidatos à Administração do TRT4 e os dois à Escola Judicial do Tribunal, manifestaram-se a respeito de diversos temas selecionados pela própria AMATRA, com espaço para resposta e réplica.
Entre os assuntos elencados pela Associação, estiveram: Condições de Trabalho e Implementação do Cargo de Segundo Secretário ao Juiz; Definição da Política da Administração para Provimento de Novos Cargos de Juiz Substituto; Regime de Lotação (Ampliação e Possibilidade de Divisão da 4ª Região em Microrregiões, Inamovibilidade dos Juízes Substitutos) e Ampliação do Processo de Democratização do TRT – Votação Direta Para Administração.
Os enfoques e os nomes dos respectivos candidatos que ficaram responsáveis por responder ou comentar os temas foram definidos através de sorteio.
Confira: httpv://youtu.be/-Kn7ha4-sLA
Saiba mais
– De 28 a 30 de setembro de 2015, as cinco candidaturas do TRT4 e as duas da Escola Judicial serão submetidas à consulta junto aos juízes de primeiro grau da 4ª Região. Esse procedimento, de consultar os juízes sobre quem estes gostariam de ver à frente da Instituição é inédito no País.
– A participação dos juízes do Trabalho da 4ª Região foi instituída em 2013, atendendo à reivindicação da AMATRA IV. Ela tem por objetivo tornar mais democrático o processo eleitoral na Instituição. Nessa consulta, o magistrado de primeira instância vota nos dois nomes de sua preferência para presidente e vice do TRT4 e para diretor e vice da Escola Judicial.
– Em 2015, a eleição do Tribunal, em que apenas os desembargadores votam, acontecerá no dia 2 de outubro. Na oportunidade, também serão escolhidos o diretor e vice da Escola Judicial do TRT4, além do corregedor e vice-corregedor do Tribunal para o próximo período (gestão 2016-2017), sendo que este dois últimos cargos citados não são contemplados na consulta aos juízes.
– Na última eleição da Administração do TRT4, em 2013, os dois nomes mais votados na consulta aos juízes também foram escolhidos pelos desembargadores como presidente e vice da Instituição e diretor e vice da Escola Judicial.
Texto: Isabel Oliveira de Araujo
Assessora de Comunicação da AMATRA IV
Contato: 3231.5759