16 dez AJURIS participa de posse do novo presidente da AMB
A vice-presidente Administrativa da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, e o Assessor da Presidência, Orlando Faccini Neto, prestigiaram a cerimônia de posse dos novos Conselhos Executivo e Fiscal da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2017-2019. A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira (15/12) no espaço de eventos Porto Vittória, em Brasília. Cerca de 500 pessoas estiveram presentes ao evento, entre eles os ministros do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, o ministro da Justiça, Alexandre de Morais, o corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça, João Otávio de Noronha, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia.
Na ocasião, tomou posse o novo presidente, Jayme Martins de Oliveira Neto, ex-presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), que substitui o gaúcho João Ricardo dos Santos Costa.
Em seu discurso de posse, o novo presidente enfatizou que o Judiciário, na atual circunstância, é aquele que tem mais possibilidade de manter a pacificação do país. “Afinal de contas, os juízes, por formação, têm o dever de manter a prudência, o equilíbrio e a serenidade”, declarou o magistrado.
A vice-presidente da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, saudou João Ricardo pela representação do Judiciário gaúcho à frente da AMB, com a realização de um trabalho admirável de defesa da Magistratura. A juíza afirma que o papel das associações, e a democracia dentro delas, nunca foi tão importante, pois a associação é onde os problemas da categoria se estreitam e ganham voz. “O momento atual é de muita luta, por isso a união dentro da Magistratura é fundamental”, enfatiza.
Diante do cenário de crise que se apresenta no Brasil, o corregedor do CNJ, João Otávio de Noronha, destacou que os juízes devem ser protegidos das corregedorias que invadam a jurisdição. “Estamos em crise, mas não vamos esmorecer nosso papel”, declarou ele, afirmando que o diálogo entre os Poderes deve imperar.
Ao transmitir o cargo, o magistrado João Ricardo destacou o momento da Magistratura e da política.“Tive a impressão que este último mês foi o mais intenso do que esses três anos que estive à frente da AMB, e que também foram intensos. Esse tempo denominado de ‘dezembro negro’ pelo ministro Noronha foi um grande desafio”, destacou João Ricardo, que discorreu ainda sobre a necessidade de a sociedade e até magistrados vencerem o preconceito com a política, pois “não gostar da política é o caminho para a barbárie”.
A atuação do juiz gaúcho foi destacada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que elogiou o importante trabalho da gestão do agora ex-presidente, João Ricardo Costa, e anunciou sua confiança no novo presidente, cuja capacidade de articulação foi exaltada.
Assumiram a vice-presidência da Associação Nacional os magistrados Renata Gil Alcantara Videira, Heyder Tavares da Silva Ferreira, Maria Isabel da Silva, Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, Nelson Missias de Morais, José Arimatéa Neves Costa, Paulo César Alves das Neves, Francisco Borges Ferreira Neto, Julianne Freire Marques, Jerson Moacir Gubert e Gisela Ávila Lutz.
Para as coordenadorias, tomaram posse Frederico Mendes Júnior (Justiça Estadual, Diego Petacci (Justiça do Trabalho), Renata Andrade Lotufo (Justiça Federal), Paulo Adib Casseb (Justiça Militar), e Alemer Ferraz Moulin (Aposentados). Assumiram como conselheiros fiscais da Associação Helvécio de Brito Maia Neto, Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira e José Anselmo de Oliveira.
*Com informações da AMB