fbpx

AJURIS participa da abertura da Semana do Depoimento Especial

AJURIS participa da abertura da Semana do Depoimento Especial

A AJURIS acompanhou na manhã desta sexta-feira (30/9), a abertura da Semana do Depoimento Especial, no Palácio da Justiça. O evento que tem como objetivo marcar a importância aperfeiçoar e qualificar os técnicos judiciários no colhimento de depoimentos de vítimas e testemunhas de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Na ocasião, o diretor da Escola Superior da Magistratura (ESM/AJURIS), Cláudio Luís Martinewski, representando a Associação e destacou a importância do evento para o Judiciário. “É muito importante a atuação do Poder Judiciário no desenvolvimento de mecanismos e projetos que humanizem a área judiciária, principalmente quando se trata de um tema tão sensível quanto a proteção dos direitos da infância”, salientou.

A Corregedora-Geral de Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, saudou os 13 anos do início da metodologia do Depoimento Especial, e o papel do Judiciário no aperfeiçoamento da iniciativa, que busca “minimizar dores e constrangimentos, e contribuir para a paz social”. Conforme a magistrada, a proposta é que em breve todas as Comarcas do Estado tenham as salas multiuso para equipadas para as audiência de depoimentos especiais.

Neste sentido, o desembargador José Antônio Daltoé Cezar, um dos idealizadores do projeto Depoimento Sem Dano, que deu origem a metodologia do Depoimento Especial, ressaltou que até o final do ano 25% das Comarcas do Estado, que atendem quase 50% da população, já contarão com a metodologia. O juiz-corregedor Fábio Vieira Heerdt destacou o pioneirismo do Judiciário em relação ao tema e a importância do evento que propõe a reflexão das pessoas que atuam na área.

 

Depoimentos Especiais

A Sala Multiuso utilizada para depoimentos especiais conta com equipamento digital, com captação de áudio ambiental e vídeo HD. A estrutura conta, ainda, com espaço para acolhimento, em uma abordagem individualizada e com acompanhamento de profissional capacitado que faz a interlocução com a criança ou adolescente, sendo que o depoimento é transmitido para a sala de audiência. Durante o evento, o magistrado pode dialogar com o profissional que faz a entrevista por meio de um ponto eletrônico.

 

Comunicação Ajuris
F: (51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br