21 maio Nota pública de repúdio à manifestação de vereador
A Associação dos Juízes do RS (AJURIS) repudia mais um ataque indevido ao Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, direcionado a uma magistrada da Comarca de Pelotas.
O vereador Cauê Fuhro Souto, de Pelotas, retratou de forma incorreta, em suas redes sociais, um processo sobre bombas instaladas pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) e pelo município de Pelotas, em uma parceria público-privada, que tinham a intenção de escoar águas públicas, confundindo com um fato ocorrido em um condomínio fechado da cidade, de ordem privada. Ele omitiu que, neste processo sobre as bombas públicas, a magistrada já havia se declarado suspeita a pedido do autor da ação, encaminhando o caso a outro juiz que decidiu a questão.
Críticas são parte da democracia e visam melhorar as ações do Estado. No entanto, elas devem ser verdadeiras e equilibradas, especialmente quando feitas por agentes políticos, para evitar promoções pessoais a qualquer custo.
A AJURIS reafirma seu compromisso com o debate público responsável e tomará as medidas cabíveis para proteger os direitos dos magistrados gaúchos.
Cristiano Vilhalba Flores
Presidente da AJURIS