26 out AJURIS participa da VII Jornada de Soluções Autocompositivas do Poder Judiciário
A direção da AJURIS participou, na quinta-feira (25/10), do primeiro dia de programação da VII Jornada de Soluções Autocompositivas do Poder Judiciário. Com o tema Potencialidades Autocompositivas, o encontro debate assuntos como mediação comunitária, judicialização da saúde, conflitos no contexto familiar e mediação de conflitos coletivos. A presidente da Associação, Vera Lúcia Deboni, e o vice-presidente administrativo, Orlando Faccini Neto, acompanharam o encontro.
Em dois dias de programação, o evento foi dividido em sete painéis. Após a cerimônia de abertura, a jornada teve início com a palestra da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Daldice Maria Santana de Almeida. Com o tema A mediação e os novos caminhos para a solução de controvérsias, o painel foi conduzido pela desembargadora Deborah Coleto Assumpção de Moraes, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça (TJRS).
Na sequência, a palestra Um olhar crítico sobre o papel da comunidade na prática restaurativa contou com a fala da promotora de Justiça do Ministério Público do DF e assessora Internacional da Procuradoria-Geral, Raquel Tiveron. O painel teve coordenação do magistrado Luís Antônio de Abreu Johnson, atual diretor do foro de Lajeado, onde encabeçou a construção do Presídio Feminino do município com a ajuda da comunidade. O magistrado também é diretor do Departamento de Assuntos Legislativos da AJURIS.
O primeiro dia de evento foi encerrado com o painel Boas práticas na Justiça Restaurativa. Os magistrados Fábio Vieira Heerdt, Michele Soares Wouters e Michele Scherer Becker relataram a experiência com a JR e apresentaram os resultados alcançados nas respectivas comarcas. O painel foi conduzido pelo magistrado Eduardo Busanello.
Ainda, no segundo dia do evento, a palestra Mediação nos conflitos coletivos, será coordenada pela juíza Geneci Ribeiro de Campos, responsável pelo Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJ. A magistrada é diretora do Departamento de Patrimônio Imobiliário da Associação.
O evento, realizado no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, foi promovido pelo NUPEMEC do Tribunal de Justiça (TJRS) e reuniu diversos magistrados, mediadores, conciliadores, servidores, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Publica do Estado.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br