fbpx

Almoço dos Aposentados foi com reencontro de amigos, homenagens e muita emoção

Almoço dos Aposentados foi com reencontro de amigos, homenagens e muita emoção

O tradicional Almoço dos Aposentados da AJURIS foi realizado no sábado (20/10) na sempre aprazível Sede Campestre, quando foi servido um churrasco. Mais uma vez foi um momento de muita emoção com as homenagens e o reencontro de amigos, em especial para o magistrado Garibaldi de Almeida Weddy, que esteve junto com familiares para comemorar seus 105 anos de idade, a serem completados na segunda-feira (22/10).

O evento contou com as presenças da presidente da AJURIS, desembargadora Vera Lúcia Deboni, do vice-presidente Administrativo, Orlando Faccini Neto, da vice-presidente Social, Patrícia Antunes Laydner, e do vice-presidente de Aposentados, Felipe Rauen Filho, além de diretores. Entre petiscos e muita conversa, o ambiente foi embalado pela boa música brasileira, com a dupla William e Diogo Barcelos. O vice-presidente Faccini, que também tem a música como hobby, animou o almoço com um lado mais pop, tocando de Lobão a Kid Abelha e sucessos da Jovem Guarda.

Nesta edição do almoço foram homenageados seis magistrados com o alfinete do jubilado que, desde 2014, recebe o nome de Luiz Gaspar Beck da Silva. A honraria é confeccionada artesanalmente em ouro com brilhante encravado no logotipo da AJURIS. Receberam a distinção os magistrados Ivan Ramon Chemeris, aposentado em 1989 e que recebeu o alfinete das mãos de Vera Deboni; Reinaldo Alves Félix Bertoi, aposentado no ano de 1995, com a distinção entregue pela vice-presidente Patrícia; Aldo Ayres Torres, aposentado no ano de 1998 e que recebeu o alfinete das mãos do seu irmão, o subdiretor do Departamento de Aposentados da AJURIS, Jasson Torres; Arnaldo Rizzardo, aposentado em 1998, entregue pelo diretor do Departamento de Aposentados, Angelo Maraninchi Giannakos; e Cláudio Caldeira Antunes, aposentado em 1998, que recebeu a honraria das mãos do vice-presidente Faccini.

Homenagem a uma vida

O vice-presidente de Aposentados tomou a palavra para um conduzir um momento especial do evento: celebrar a vida e o trabalho do desembargador Garibaldi de Almeida Weedy que está completando 105 anos nesta segunda-feira (22/10). “O desembargador Garibaldi é uma pessoa cuja vida não se insere só na magistratura, mas na história. Ele viveu guerras, revoluções, golpes, contra-golpes, acompanhou tudo o que se pode imaginar na construção do judiciário gaúcho. Sua história quase se confunde com a história da AJURIS. O desembargador é pessoa afável, querida, de finíssimo trato e que, com mais de 90 anos de idade ainda fazia aulas de dança, e de memória invejável!”, ressaltou Felipe Rauen.

A presidente da AJURIS também lembrou uma gentil visita do desembargador ao Juizado da Infância e Juventude, quando disse à magistrada que se sentia muito feliz porque ele tinha sido o então primeiro juiz de menores de Santa Maria e fazia essa visita porque descobrira que a presidente havia sido a primeira juíza da Infância e Juventude da cidade. “São esses  gestos de afeto que se constrói entre nós na magistratura: eu tenho 57 e o senhor tem 105 anos e estamos juntos construindo uma mesma história e essa história que simbolizamos em cada momento que fazemos os encontros dos aposentados. É a construção de gerações, de gerações, de gerações num mesmo sentido, no sentido do que a gente acredita. Eu acredito no Judiciário. Eu acredito na magistratura. Eu acredito naquilo que nós fazemos e eu acredito na história que o senhor nos deixou”, concluiu a presidente da AJURIS.

Discurso que emocionou

Um homem que viveu grandes momentos da história do Brasil não iria se esquivar de dizer algumas palavras. Garibaldi Weedy disse que diria apenas duas, mas fez um discurso que emocionou a todos.

“Eu quero agradecer comovido todas as palavras que ouvi hoje aqui. Encontrar-me com magistrados é uma felicidade enorme. Passei por várias comarcas, de Carazinho a Porto Alegre e cheguei ao Tribunal de Justiça em 1969 e me aposentei em 1974. Guardo inesquecíveis saudades e lembranças daqueles tempos. Foi um tempo de um convívio pacífico e generoso. Tenho na memória a melhor impressão da magistratura. No Interior o juiz sempre foi uma referência e espero que continue a apresentar-se perante a sociedade como um homem sereno e símbolo da Justiça. Hoje, levo daqui uma lembrança inesquecível. Espero sempre ter no coração e na alma os preceitos que recebi na magistratura. Tive bons colegas, continuo e continuarei, por certo, tendo bons amigos. Eu vi o começo da AJURIS e hoje fiquei surpreso com o seu desenvolvimento. Parabéns aos magistrados do passado e felicidades aos do presente”, concluiu Garibaldi, aplaudido de pé por todos os presentes e arrancando lágrimas de muitos dos convidados.

 

Confira galeria de fotos completa em

https://ajuris.org.br/2018/10/23/almoco-dos-aposentados-20102018/

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br