fbpx

TRE-RS apresenta procedimentos da Votação Paralela

TRE-RS apresenta procedimentos da Votação Paralela

O vice-presidente de Patrimônio e Finanças da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, acompanhou, nesta quarta-feira (26/9), a apresentação do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) sobre o processo de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano. O encontro, que reuniu entidades da sociedade civil e representantes de partidos políticos, teve como objetivo repassar informações gerais sobre os procedimentos a serem adotados por meio de Votação Paralela, além de divulgar o cronograma de atividades.

Conforme destacou o juiz Eduardo Augusto Dias Bainy, desembargador eleitoral e presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas do TRE-RS, a Votação Paralela (com o uso de cédula de papel) é mais um dos mecanismos de segurança a garantir a lisura do pleito eleitoral. Segundo o magistrado, trata-se de uma auditoria, por meio de amostragem, de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas.

Ao todo, serão sorteadas 12 urnas eletrônicas entre todas as seções do Estado do RS. As quatro primeiras (sendo ao menos uma da Capital) serão submetidas à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso (votação paralela) e as demais à auditoria mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas. Os trabalhos de auditoria ocorrerão no domingo da eleição (7/10), na Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC-RS), no período das 8h às 17h.

A reunião foi realizada no auditório do TRE-RS e também contou com a presença do presidente do TRE-RS, Jorge Luís Dall’Agnol, e da vice-presidente e corregedora regional eleitoral, Marilene Bonzanini.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br