fbpx

União Gaúcha avalia aprovação dos projetos que redefinem o IPE-Saúde

União Gaúcha avalia aprovação dos projetos que redefinem o IPE-Saúde

A aprovação do PL 211 e PLC 212, que redefinem as regras e estrutura do IPE-Saúde, foram pauta de debate de reunião da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) realizada nesta segunda-feira (19/3). Como destacou o presidente do colegiado, Cláudio Luís Martinewski, a participação efetiva das entidades que compõem a UG, tanto no trabalho desenvolvido na revisão dos projetos como durante a votação na Assembleia Legislativa, foi fundamental para o êxito da aprovação das emendas apresentadas.

“Houve muito trabalho de convencimento do estamento político, com apresentação de argumentos baseados na experiência de quem atua e milita nos temas há muito tempo. Isso permitiu importantes conquistas, como o assento da UG no Conselho de Administração do Instituto, mantendo o poder do colegiado de refletir os anseios políticos da classe de servidores integrantes das entidades” destacou Martinewski, que também integra o Departamento de Assuntos Previdenciários da AJURIS.

Para a presidente da AJURIS, Vera Deboni, presente na reunião, a representatividade da Associação e da União Gaúcha junto ao parlamento desempenhou um papel fundamental no processo de aprovação das emendas. “O trabalho direto, incansável dos colegas que estiveram na AL e também daqueles que realizaram as discussões e elaboraram as emendas precisa ser reconhecido e agraciado, assim como a participação dos representantes do Tribunal de Justiça. As perdas que evitamos e que seriam brutais se deu a todos”, frisou a magistrada.

Também durante a reunião, a Associação dos Servidores da Justiça (ASJ) destacou a preocupação com a possibilidade de perda de patrimônios do IPE, cuja aprovação do projeto de lei 211 dá poderes ao Estado para definir usos e até vender os diversos imóveis de posse do Instituto. Outra preocupação refere-se a inclusão de entidades de caráter sui generis que poderão ser incorporadas ao IPE-Saúde. “Agora, cabe a nós, como membros do Conselho, acompanhar e definir as diretrizes que irão definir a entrada das novas entidades”, defendeu o presidente da UG.  

Processo Eleitoral

Foi definido que as eleições da nova diretoria da União Gaúcha serão realizadas no dia 2 de maio de 2018, às 10h, na sede Administrativa da AJURIS. Na ocasião, também serão aprovados os balanços do Conselho Executivo e pareceres do Conselho Fiscal da entidade durante a gestão 2017. O período de inscrição das chapas deverá ser realizado entre 9 e 13 de abril.

Indicação de diretor médico para o IPE

O capitão-médico Nazareno Fernandes, sugerido pela Associação dos Oficiais da Brigada Militar (Asofbm), foi o nome acolhido e indicado pela União Gaúcha para ocupar o cargo de diretor médico do IPE-Saúde. A indicação ocorreu após solicitação, via ofício, do Conselho Deliberativo do IPE. As definições para o cargo serão acompanhadas de perto pelo colegiado, tendo em vista as mudanças da nova legislação, aprovada na semana passada no Parlamento.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br