fbpx

Rádio Gaúcha: AJURIS reforça reprovação à extinção de zonas eleitorais no RS

Rádio Gaúcha: AJURIS reforça reprovação à extinção de zonas eleitorais no RS

Em entrevista ao jornalista Cláudio Brito, durante o programa Bom dia Segunda-feira, da Rádio Gaúcha, o presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, reforçou a reprovação da Associação com a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assinada pelo ministro Gilmar Mendes, que extingue 56 zonas eleitorais no Rio Grande do Sul. “Nós lamentamos profundamente essa decisão. Trata-se de uma resolução draconiana, que não produz nenhuma economicidade aos cofres públicos, e só tem um objetivo: enfraquecer a Justiça Eleitoral”, destacou Schäfer.

Conforme documento enviado ao presidente do TRE gaúcho, desembargador Carlos Cini Marchionatti, na semana passada, as 56 zonas eleitorais do Estado a serem extintas “não cumprem os requisitos da Resolução-TSE nº 23.520/2017”. Isso significa que 32% das 173 unidades do Rio Grande do Sul serão atingidas. “Trata-se de mais um desserviço que o ministro Gilmar Mendes tem feito para o Brasil”, criticou o presidente da AJURIS.

A decisão, segundo o magistrado, atinge aquela que é a principal característica da Justiça Eleitoral: sua capilaridade. “Cidades importantes vão ser alijadas de ter uma justiça eleitoral perto delas, extinguindo a possibilidade de se fazer  presente nos mais diversos rincões do Estado. O eleitor, novamente, é o grande prejudicado”, destacou.

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br