fbpx

CPI aponta que Previdência Social é superavitária

CPI aponta que Previdência Social é superavitária

Em relatório preliminar apresentado pela CPI da Previdência no Senado Federal, aponta-se que o sistema previdenciário brasileiro não é deficitário, como alega o Governo Federal. Para a AJURIS, a constatação, mesmo que prévia, evidencia a farsa que vem sendo sustentada para garantir a aprovação da Reforma Previdenciária. “É inaceitável que uma proposta com tamanho prejuízo para os magistrados e toda a população brasileira seja apreciada antes que todos os pontos apresentados pelo governo sejam apurados e devidamente esclarecidos”, destaca o presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer.

De acordo com os relatório apresentado no dia 13 de julho, anualmente, cerca de R$ 25 bilhões em arrecadações não tem sido repassados à Previdência. Para a Comissão, o rombo na Previdência está diretamente ligado a uma dívida acumulada de grandes bancos, empresas e grandes montadoras, que ultrapassa R$ 500 bilhões. Em entrevista à TV Senado, o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão, afirmou que os primeiros resultados da CPI “mostram com muita certeza que a Previdência brasileira não é deficitária, mas sim superavitária”.

Apesar dos trabalhos da Comissão estarem previstos para encerrar no início de setembro, um novo prazo deve ser solicitado para a preparação do relatório final. Desde 26 de abril, quando começou, foram realizadas 22 reuniões, 18 audiências públicas com a presença de especialistas do governo, sindicatos e sociedade civil.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br