fbpx

Mês da Mulher: Desaprincesamento e quebra de estereótipos é tema de painel na AJURIS

Mês da Mulher: Desaprincesamento e quebra de estereótipos é tema de painel na AJURIS

Com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”, Associação promove em março série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

“Era uma vez uma princesa…” que não acreditava em príncipes encantados e decidiu ser dona da sua própria história. Esta nova versão para os contos de fadas, que tem circulado com cada vez mais frequência pelas mídias sociais, é um dos elementos de um movimento que vem sendo chamado de desaprincesamento.

A expressão ganhou força em 2016, após a divulgação de uma Oficina de Desaprincesamento no Chile, que tinha como objetivo estimular a reflexão de meninas e adolescentes sobre o papel das mulheres na sociedade e incentivar a quebra das visões estereotipadas de gênero.

Para trazer o tema para a pauta da realidade social brasileira, a AJURIS organiza no dia 26 de março (quinta-feira), às 18h30, o painel Desaprincesamento. A atividade tem como propósito trazer um olhar a partir da ótica de diferentes mulheres que debatem as questões de gênero nas áreas sociais, políticas, psicanalítica e das ciências. A palestra integra as atividades do mês da mulher na Associação, que tem como tema Lugar de Mulher é onde ela quiser.

Entre os aspectos abordados no painel está a visão da psiquiatra e psicanalista Nina Rosa Furtado. Organizadora do livro Limites – Entre o prazer de dizer sim e o dever de dizer não, a também doutora em Comunicação aponta a importância de questionar os padrões do mundo encantado das princesas que, com frequência, é estimulado no imaginário infantil das meninas: “desde pequenas as crianças sonham e as meninas se imaginam princesas, o que muito bem, dentro da fantasia não tem problema. Mas ao crescer ficam, ainda, com essa ideia de se elas não forem escolhidas, se não forem o amor de um príncipe, elas não terão valor”, pontua Nina, afirmando que então a questão se torna problemática.

O painel também conta com a participação da professora do Departamento de Astronomia da UFRGS e mestre em Física Daniela Pavani, que promove na academia e nas instituições de ensino a discussão sobre o ainda baixo percentual de mulheres atuando nas áreas de ciências e exatas. Pavani foi idealizadora do programa Lugar de Mulher, da UFRGS TV, e do projeto Meninas na Ciência, que incentivam meninas e jovens a seguirem carreiras científicas.

As inscrições para as atividades devem ser feitas AQUI. O evento é aberto ao público e a organização sugere como ingresso a doação de produtos de higiene pessoal (absorventes, sabonetes, creme dental, papel higiênico) em prol de presas do Sistema Penitenciário Feminino.

Confira AQUI a programação dos outros dias.

 

Agende-se:

Lugar de Mulher é onde ela quiser.

Data: 23 de março | quinta-feira

Horário: 18h30

Local: Escola da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 229) – Bairro Praia de Belas

 

Painelistas:

Daniela Pavani, mestre em Física, doutora em Ciências e idealizadora do programa “Lugar de mulher”, da UFRGS TV, sobre gênero e ciência

Nina Furtado, médica psicanalista

Mediadora: Leila Torelly Fraga – magistrada e psicóloga

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br