fbpx

AJURIS integra mobilização para barrar a reforma da previdência

AJURIS integra mobilização para barrar a reforma da previdência

Ato realizado na Assembleia repudiou integralmente o texto da PEC 287/2016.

Dentro da estratégia de atuação da AJURIS, que busca barrar os prejuízos da reforma da previdência, a Associação participou nesta sexta-feira (24/2), do lançamento da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública. Em ato realizado na Assembleia Legislativa, que contou com a presença de dezenas de entidades, o diretor da Escola da AJURIS, Cláudio Luís Martinewski, e o diretor do Departamento de Assuntos Previdenciários, Aymoré Roque Pottes de Mello, representaram a Associação, destacando a posição contrária à PEC 287/2016.

Durante o ato, o desembargador Aymoré saudou a criação de um movimento político como a Frente Gaúcha e destacou a história dos juízes do Rio Grande do Sul em defesa da previdência pública e integralmente estatal. O magistrado apontou que a reforma suprime direitos fundamentais dos trabalhadores e servidores: “Ela produz abalos muito grandes no previdenciamento”.

Em nome da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, que é presidida pela AJURIS, Martinewski, que presidiu por oito anos o Conselho Deliberativo do IPE, apontou que a “reforma nasce ilegítima”, e que representa a privatização da previdência. O magistrado destacou que não serão aceitas tentativas de “calar a verdade”, como a protagonizada recentemente por deputados da base do Governo em relação aos dados divulgados pela Anfip, que contestam o suposto déficit da previdência.

Na oportunidade, os magistrados dialogaram com o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto (PT/RS); com o deputado federal Pepe Vargas (PT/RS), que é titular da Comissão Especial que está analisando a proposta de reforma da previdência; e com o senador Paulo Paim (PT/RS), que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social.

Ao fim do ato foi lida a carta da Frente Gaúcha, rejeitando integralmente a proposta, defendendo a realização de atividades unificadas, a realização da CPI da Previdência e conclamando as Câmaras de Vereadores e Prefeituras a realizarem mobilizações no interior do Estado.

 

Diálogo com deputados

Nesta sexta-feira (24/2), o presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, e o subdiretor de Valorização Profissional, Clóvis Moacyr Mattana Ramos, estiveram reunidos em Caxias do Sul, com o deputado Mauro Pereira (PMDB), que é titular da  Comissão Especial na Câmara sobre a PEC 287. O magistrado manifestou  que espera um debate adequado da proposta especialmente para não desvalorizar a carreira da Magistratura. “Estamos preocupados com o futuro das carreiras e precisamos dizer aos deputados que não concordamos com medidas que levarão a um desmonte do serviço público”. O deputado se colocou à disposição para aprofundar o debate.

A AJURIS seguirá mobilizada e dialogando com os parlamentares para evitar os prejuízos da PEC. Na semana do dia 6 de março, a AJURIS estará em Brasília para reforçar o diálogo com os deputados a fim de esclarecer sobre a posição em relação à reforma. A questão também será pauta de reunião com a presidência da AMB.


Joice Proença e Grasiela Duarte

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
ajuris.org.br

 

Confira a galeria de fotos: