fbpx

Medidas Socioeducativas são destaque em encontro intermunicipal

Medidas Socioeducativas são destaque em encontro intermunicipal

A efetividade das medidas socioeducativas na redução da reincidência e na oferta de oportunidades de inclusão social de adolescentes em conflito com a lei foram destacadas no I Encontro Intermunicipal de Medidas Socioeducativas, realizado nesta quarta-feira (26/10), na Fundação Fé e Alegria, em Porto Alegre.

Representando a AJURIS, o juiz do 3º Juizado da Infância e Juventude, Charles Maciel Bittencourt, participou de roda de conversa realizada durante o encontro, que contou com psicólogos, educadores sociais e integrantes da rede de atendimento à infância e juventude de Porto Alegre e Região Metropolitana para debater o protagonismo juvenil. No bate-papo, o magistrado expôs a realidade do Judiciário no trato da questão, salientando que a conquista de direitos para crianças e adolescentes é um processo ainda jovem no país e em constante amadurecimento.

Destacando a atuação de todos os agentes que integram o sistema socioeducativo, o magistrado apontou dados que mostram a eficácia das medidas na redução dos índices de reincidência. “Entre os adolescentes que cumprem as medidas socioeducativas, a média de reincidência é 5%. O resultado é excelente e atesta o sucesso da socioeducação na recuperação e na oferta de novas possibilidades a esses adolescentes”, aponta, avaliando que, para avançar no tema, é necessário ampliar a estrutura e o atendimento no sistema de maneira a atender maior parte da demanda existente.

O I Encontro Intermunicipal de Medidas Socioeducativas, que integrou a programação da Semana Dedicada à Infância, Adolescência e Juventude, teve como destaque principal a presença de crianças e adolescentes atendidos pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) e adolescentes do sistema socioeducativo, que participaram de oficinas de grafite, serigrafia e compostagem. A Fundação Fé e Alegria, que recebeu o evento, atende adolescentes da região das Ilhas que cumprem medidas socioeducativas. No local, eles realizam diversas atividades culturais e trabalhos agrícolas, sendo responsáveis pela manutenção da horta comunitária existente na sede do projeto.

 

 

Juliana Campani

Departamento de Comunicação

Imprensa AJURIS

(51) 3284.9125

imprensa@ajuris.org.br