fbpx

Instituto Crack Nem Pensar doa patrimônio a projetos sociais

Instituto Crack Nem Pensar doa patrimônio a projetos sociais

Dirigentes da Orquestra Villa-Lobos e Apaex receberam doações na sede da AJURIS.

O Instituto Crack Nem Pensar (ICNP) concluiu o encerramento de suas atividades nesta quarta-feira (10/8), na sede da AJURIS. Em reunião conduzida pelo presidente do Instituto, Luiz Matias Flach, e com a participação do presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer e da vice-presidente Administrativa, Vera Lúcia Deboni, os recursos do ICNP foram doados a duas instituições beneficentes: a Orquestra Villa-Lobos e a Associação Portoalegrense de Amor-Exigente (Apaex).

Foram destinados à Orquestra Villa-Lobos R$ 6 mil reais, o total dos recursos que restaram após os trâmites de encerramento das atividades do Instituto. À Apaex, foram doados os equipamentos que compunham a estrutura física do ICNP: um computador, um notebook e uma impressora, além de material de expediente.

Representando o projeto social Orquestra Villa-Lobos, presidente do Conselho Escolar da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, Aureci Azevedo da Rosa, recebeu o cheque das mãos do presidente do ICNP. Aureci destaca que “a parceria tem tudo a ver com a abrangência social do projeto, que visa orientar e acolher crianças e jovens da comunidade, vinculando a cultura a suas vidas, ampliando seus horizontes e permitindo que eles vejam uma outra realidade”.

Andrea Soares Costa, assessora da Orquestra Villa-Lobos, explica que a doação é muito benéfica, já que o projeto conta apenas com recursos limitados do município, que não cobrem a totalidade das despesas. “Estamos sempre promovendo ações esporádicas para complementar o custeio das atividades, pois o projeto vive de recursos do município, que são utilizados para o pagamento de professores e monitores envolvidos com a ação”, salientou.

Cláudio Nero Lugo presidente da Associação Portoalegrense de Amor-Exigente (Apaex) que, por meio de reuniões em grupos, atua na prevenção, recuperação e reinserção social de dependentes químicos e apoio aos familiares, elogiou a atuação do ICNP e agradeceu pelo apoio à entidade que coordena, destacando que “o movimento visa à reintegração do indivíduo consigo mesmo e com o mundo em que ele vive, com a família e a sociedade em geral”.

Na entrega das doações, o presidente do ICNP comemorou a sanidade financeira do Instituto, que possibilitou a doação do patrimônio restante. O magistrado manifestou contentamento pela destinação dos recursos a “instituições que realizam um trabalho significativo na comunidade. Tenho certeza de que serão bem utilizados”, pontuou.

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, mais uma vez agradeceu e parabenizou Luiz Mathias Flach pelo empenho e dedicação na condução do trabalho do Instituto, apontando que o magistrado é “uma referência no trabalho voltado à conscientização e combate a este tema tão delicado e impactante que é a drogadição”.

Ao longo da gestão de Luiz Matias Flach, a atuação do instituto teve reconhecimento nacional e internacionalmente. Em 2014, o Instituto recebeu a certificação de entidade referência no assunto do United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC). O INPC realizou seminários, debates, palestras, eventos de conscientização no RS e em outros estados. Também foram articuladas ações conjuntas com representantes do Poder Público, imprensa, empresas e instituições parceiras.

 

Juliana Campani
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br