fbpx

AJURIS participa de formação de facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa

AJURIS participa de formação de facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa

A Direção da AJURIS acompanhou, nesta sexta-feira (15/4), a reunião do Núcleo de Justiça Restaurativa da Escola Superior da Magistratura (ESM/AJURIS) e a formatura de facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz das comunidades da Lomba do Pinheiro e Bom Jesus, localizadas em Porto Alegre.

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, saudou a presença dos participantes e destacou a importância para a Associação da difusão das práticas de Justiça Restaurativa. “A AJURIS foi pioneira na implantação da metodologia, então queremos reafirmar o nosso compromisso permanente com a Justiça Restaurativa. Teremos uma resolução de conflitos muito mais eficaz, em todas as nossas esferas de atuação, se adotarmos essa metodologia”, apontou. O diretor da ESM, Cláudio Luís Martinewski, participou da abertura do encontro e manifestou a importância da Escola da AJURIS ser feita por magistrados, mas ser aberta para a sociedade.

O coordenador do programa Justiça para o Século XXI do TJ/RS, Leoberto Brancher, apresentou o planejamento de ações para 2016, com o objetivo de expandir os métodos restaurativos. Na ocasião, o Frei Luciano Bruxel apontou a importância do incentivo aos métodos restaurativos pelo Poder Judiciário: “As estruturas judiciárias se aproximaram das comunidades, que é onde a Justiça deve acontecer”, saudou, afirmando que “a Justiça Restaurativa consegue florescer na vítima e no ofensor o que há de melhor”.

O encontro, também, marcou a transmissão da coordenação do núcleo da vice-presidente da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, para o procurador de Justiça aposentado Afonso Armando Konzen. No encerramento, a magistrada saudou os formandos: “Hoje é um dia muito especial, pois estamos concluindo a formação de duas turmas oriundas das nossas comunidades. Quero agradecer a presença de todos vocês aqui, e dizer que precisamos da empolgação de vocês na Central de Práticas do Judiciário. Que esses métodos sirvam de inspiração para fazermos a diferença e construirmos a sociedade que queremos”, finalizou.

A próxima reunião do Núcleo de Justiça Restaurativa acontece no dia 13 de maio, às 14 horas, na Escola da AJURIS.

 

Departamento de Comunicação

Imprensa AJURIS

51 3284.9107

imprensa@ajuris.org.br