fbpx

AJURIS apoia manifesto da AMB e CNBB

AJURIS apoia manifesto da AMB e CNBB

Associação gaúcha reitera necessidade de ampliação do diálogo e da serenidade.

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, reforça o posicionamento já externado da necessidade de serenidade e de diálogo para conter as crescentes manifestações radicais decorrentes da polarização política. O magistrado frisa que reações agressivas e intolerantes não contribuem para a busca por soluções para o país e agravam ainda mais o cenário de crescimentos do ódio e da violência. “Precisamos, neste momento, de serenidade e de compromissos com as instituições e com o Estado Democrático de Direito. Confiamos que a solução é o respeito e o fortalecimento do diálogo, como bem determina o rito democrático”, frisa Schäfer.

Nesta linha, a AJURIS apoia o manifesto assinado pela Associação dos Magistrados Brasileiros, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) e Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) em defesa do país, nesta segunda-feira (4/4). Em nota, as entidades conclamam os atores da cena política para que busquem o entendimento para consolidar a luta contra a corrupção, mas de acordo com a institucionalidade democrática.

Leia nota:

NA BUSCA DA JUSTIÇA E DA PAZ

A sociedade brasileira passa por um momento de grave crise institucional, provocada por uma polarização política em crescente radicalização.

Esse sentimento que atinge hoje grandes segmentos da população apresenta, infelizmente, reações carregadas de intolerância e agressividade, dividindo brasileiros e brasileiras e gerando o risco de uma preocupante escalada da violência, em prejuízo de toda a nação.

Neste momento, urge que os atores da cena política procurem o entendimento para consolidar a luta contra a corrupção, sempre de acordo com a institucionalidade democrática.

A unidade nacional não pode sofrer divisões insuperáveis. Por isso, é necessário que as entidades da sociedade civil se unam pela superação da intolerância e pela busca de soluções que priorizem o compromisso com o interesse comum do país.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Associação dos Magistrados Brasileiros, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e a Associação dos Juízes Federais do Brasil formulam veemente e fraterno apelo à inteira sociedade brasileira e suas instituições para se engajarem, de forma decidida, na incansável luta pela Justiça e pela Paz, para a construção de um país, casa comum de brasileiros e brasileiras e daqueles que adotaram esta terra como seu lar.

Brasília, 4 de abril de 2016

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Associação dos Magistrados Brasileiros

Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho

Associação dos Juízes Federais do Brasil

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
ajuris.org.br