07 dez Juiz Sidinei Brzuska expõe caos do Presídio Central em reportagem do programa Fantástico
O juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre, Sidinei Brzuska, responsável pela fiscalização dos presídios gaúchos, detalhou ao repórter Marcelo Canellas, no programa Fantástico, neste domingo (6/12), a realidade enfrentada diariamente no Presídio Central.
O magistrado expõe as precárias instalações da cozinha, das galerias e a violação dos Direitos Humanos a que os presos são acometidos. São os próprios presos que fazem a divisão da comida. “Cada um se vira como pode. O Estado não dá uma barra de sabão para o sujeito se lavar, não dá um creme dental para fazer a sua higiene, não dá uma muda de roupa, não dá uma colher para ele comer”, afirma Brzuska.
Essa situação, conforme o magistrado, fortalece as facções criminosas, que passam a captar recursos através de um comércio paralelo, que vai de itens de necessidade básicos até a venda de drogas.
Na reportagem, que analisa o regime semiaberto, o magistrado gaúcho relata as questões que determinam a progressão ou não de pena. Também revela aquele que considera o maior constrangimento de sua vida como juiz de Direito. “O preso perguntou: ‘Doutor essa assinatura é sua? Sua assinatura vale? Porque se ela vale, o que estou fazendo aqui. O senhor me mandou para o semiaberto e estou aqui no fechado. E se não vale a sua assinatura o que o senhor está fazendo aqui?’ Eu decidi que a minha assinatura vale. Eu determino a remoção para o semiaberto, eu solto o preso.”
A reportagem pode ser assistida na íntegra abaixo
https://g1.globo.com/fantastico/edicoes/2015/12/06.html#!v/4657915
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br