fbpx

Tragédia ambiental no município de Mariana é destaque no Sala de Audiência

Tragédia ambiental no município de Mariana é destaque no Sala de Audiência

Programa desta segunda-feira (30/11), às 17h, recebe as coordenadoras
da Unidade Ambiental do TJ/RS, Cíntia Mua e Patricia Laydner.

O rompimento da Barragem de Fundão, no município de Mariana, em Minas Gerais, ocorrido no dia 5 de novembro, é o tema Sala de Audiência desta segunda-feira (30/11). O incidente devastou o distrito Bento Rodrigues e causou um desastre ambiental de grandes proporções. O programa será transmitido pela Radioweb AJURIS, nesta segunda-feira (30/11), às 17h. Para ouvir, clique AQUI.

Apresentado pela magistrada Dulce Oppitz, o Sala de Audiência tem como convidadas as coordenadoras da Unidade Ambiental do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Cíntia Teresinha Burhalde Mua e Patricia Antunes Laydner. A tragédia já registra 13 mortos, 11 desaparecidos e 600 famílias desalojadas. Além de todos os transtornos causados aos moradores, a lama já percorreu mais de 650 quilômetros, o que tem ocasionado graves danos ao meio ambiente.

As magistradas lamentam as mortes ocorridas no incidente. A juíza Patricia destaca a tragédia como a maior já registrada no País. Também frisa que é difícil mensurar as perdas causadas. “É muito difícil de se prever a dimensão dessa tragédia. Esses danos ainda vão aparecer durante muito tempo”, frisa. “Há estudos que falam na recuperação desses ecossistemas em um período de 30 anos. É importante mencionar que o Rio Doce tem mais de 370 mil nascentes que foram afetadas”, completa Cíntia.

O Sala de Audiência vai ao ar nesta segunda-feira (30/11), às 17 horas, na Radioweb AJURIS, com reprises às 21 horas desta segunda-feira e às 10 horas de quarta-feira (2/11). Para ouvir a Radioweb, clique AQUI. A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br