fbpx

Auditório do Palácio da Justiça recebe o nome do desembargador Osvaldo Stefanello

Auditório do Palácio da Justiça recebe o nome do desembargador Osvaldo Stefanello

Homenagem póstuma ao ex-presidente da AJURIS e do TJ/RS
recebeu colegas, servidores e familiares do magistrado.

Desde essa quinta-feira (19/11), o auditório do Palácio da Justiça, em Porto Alegre, recebe o nome do desembargador Osvaldo Stefanello, ex-presidente da AJURIS (1988/1989) e do Tribunal de Justiça gaúcho (2004/2005). A homenagem póstuma, realizada no final da tarde, recebeu magistrados, servidores, amigos e familiares do magistrado.

O presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, prestigiou a cerimônia no Palácio da Justiça e ressaltou o importante papel de Osvaldo Stefanello para a Magistratura. “Esta homenagem é uma justiça a uma liderança destacada do Poder Judiciário e do movimento associativista. Um reconhecimento justo e devido”, sublinhou.

Em seu discurso, o presidente do TJ/RS, José Aquino Flôres de Camargo, lembrou o homenageado como um homem bom e justo. Também salientou a personalidade vibrante de Stefanello, características comuns aos grandes líderes. A proposição da homenagem a Stefanello foi do 3º vice-presidente do TJ/RS, Francisco José Moesch, e aprovada por unanimidade pelo Órgão Especial.

Coube à filha do homenageado, Cristiane Elisabeth Stefanello Scherer, o papel de discursar, presentando a família de Stefanello. Emocionada, a juíza de Direito, lembrou a dedicação do pai à Magistratura e o seu caráter humano. “Como pai e como profissional, você sempre esteve em nossa caminhada, como uma luz a iluminar o nosso caminho, incentivando sempre que podia. Mesmo que fisicamente ausente, de se destacar, como já disse O Pequeno Príncipe: ‘O essencial é invisível aos olhos’. E, por isso, nós, familiares e amigos, com o passar do tempo, aprendemos a administrar a tua ausência física”, afirmou.

“O sentimento é de muita alegria e felicidade. O pai era um homem bom e um bom homem, e isso abarca tanto à dedicação à Magistratura quanto o lado pessoal. Essa homenagem é um abraço que todos vieram dar nele”, disse Cristiane Elisabeth, agradecida, enquanto recebia os cumprimentos dos presentes. A esposa do homenageado, Eliza Maria Pigatto Stefanello, também se mostrou sensibilizada com a cerimônia. “É uma homenagem grandiosa, ficamos muito emocionadas e agradecidas. Todos aqui presentes fizeram parte desta homenagem e merecem os nosso aplauso”, frisou, emocionada.

O homenageado

Natural de Júlio de Castilhos, o desembargador Osvaldo Stefanello ingressou na função pública como pretor, em 1967. Um ano depois, foi aprovado no concurso para juiz de Direito, jurisdicionando nas Comarcas de Frederico Westphalen, Soledade e Porto Alegre. Em 1991, foi promovido ao Tribunal de Justiça. Aposentou-se em junho de 2008. O magistrado faleceu em 13 de setembro de 2012, deixando a esposa, Elisa Maria, os filhos Cristiane Elisabeth, Jacinto Fernando, Patrícia Elisa e Alessandra, e os netos Mairon e Júlia.

Além de presidir a AJUIRS e o TJ/RS, Stefanello também foi vice-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), residente do Tribunal Regional Eleitoral do RS e do Colégio de Presidentes dos TRE.

Também prestigiaram a solenidade os ex-presidentes do TJ/RS, Arminio José Abreu Lima da Rosa e Marcelo Bandeira Pereira; corregedor-geral da Justiça, Tasso Caubi Soares Delabary; o diretor do Memorial do Judiciário, José Carlos Teixeira Giorgis, além de magistrados, servidores e amigos do homenageado.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br