06 nov Fazer a Diferença Faz Bem!: Música para os ouvidos na batida do coração
Evento promovido por entidades do Sistema de Justiça recebeu
apresentação da Orquestra Villa-Lobos.
No acorde para a solidariedade. No ritmo da cidadania. No tom da inspiração. A noite vivida pelos participantes do Fazer a Diferença Faz Bem! certamente ficará por longo tempo viva nas memórias e presente nas retinas. O espetáculo da Orquestra Villa-Lobos, no auditório do Foro Central 2 de Porto Alegre, emocionou. Os aplausos entusiasmados e os olhares fixos nas performances dos 40 jovens do bairro Lomba do Pinheiro, regidos pela professora Cecília Rheingantz Silveira, não deixam mentir.
O evento organizado pela AJURIS, Brigada da Solidariedade do TJ/RS, Sindjus, ASJ, Abojeris, Cejus e Acedijus recebeu bom público que se divertiu com o repertório que reuniu canções que foram do erudito de Heitor Villa-Lobos, passando pela brasilidade de chorinhos e sambas e chegando ao pop/rock de The Beatles e O Rappa. Todos com um toque especial da Orquestra: um toque de educação, esperança e oportunidade.
A regente Cecília Rheingantz Silveira, também coordenadora do projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, da Vila Mapa – Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, ressaltou a importância para a efetivação da cidadania dos jovens músicos se apresentarem para um “novo público”, formado pelas entidades e associações do Sistema de Justiça. A professora agradeceu ainda ao magistrado Pio Giovani Dresch por oportunizar a aproximação com esse público. “Estamos na segunda geração do projeto. Alguns dos jovens, que hoje aqui estão, são filhos da primeira turma há 23 anos. Vidas estão sendo transformadas. Sem a música, talvez não tivessem essa oportunidade”, revelou.
O trabalho desenvolvido atende outros quase 900 jovens em diversas partes da Lomba do Pinheiro. Os educadores musicais foram formados dentro do próprio projeto. A partir desta oportunidade, talentos foram descobertos. Foi por esta chance de compor e tocar o próprio futuro, por exemplo, que seis jovens integrantes da Orquestra prestarão testes para ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na próxima semana. “A música é o nosso produto, mas não é o mais importante. O importante é o nosso processo, a trajetória pela qual passaram estes jovens e a dedicação imensa que mostraram para atingir isso”, afirmou Cecília.
A venda de ingressos para o evento foi revertida para a Orquestra. E como solidariedade não tem limites, a própria Villa-Lobos decidiu doar 50% da quantia que recebeu para as famílias vítimas das recentes enchentes na Região Metropolitana. O anúncio da decisão por uma das meninas do grupo no palco gerou uma longa sequência de aplausos.
O público recebeu um exemplar do livro Historinhas para ler durante a audiência dos pais, de autoria do magistrado Pio Giovani Dresch. A publicação reúne algumas situações presenciadas pelo magistrado durante sua atuação no 2º Juizado da Vara de Família do Foro Regional do Partenon, na Comarca de Porto Alegre. Também foram sorteados durante o evento entre os presentes três kits do livro e do DVD da Orquestra Villa-Lobos.
Representando o presidente do TJ/RS, o desembargador Carlos Eduardo Richinitti, no palco, ainda reforçou a emoção do público. Entusiasmado, afirmou que se tornou um seguidor da Orquestra e irá acompanhá-la de perto. “Isto que nós vimos hoje, o talento destes jovens, é a mostra de que as pessoas só precisam de alguém que lhes dê um caminho. Precisamos de mais Cecílias.”
Ao final, os sorrisos nos rostos, os aplausos de pé e os corações encantados deixaram a certeza de que Fazer a Diferença Faz Bem!.
O evento contou com o apoio da OAB/RS e Brigada Militar.
Confira o álbum de fotos:
Texto e fotos: Cristofer de Mattos
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br