29 out Orquestra Villa-Lobos dá o tom do Fazer a diferença faz bem!
O Fazer a diferença faz bem! promovido pela AJURIS, Brigada da Solidariedade, Sindjus-RS, ASJ, Abojeris, Cejus e Acedijus, que será realizado no próximo dia 5 de novembro, a partir das 18h30, no Foro II de Porto Alegre, irá beneficiar a Orquestra Villa-Lobos, que fará apresentação no evento.
A Orquestra é um projeto desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, da Vila Mapa – Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Há 23 anos a iniciativa proporciona a crianças e jovens o acesso ao conhecimento musical e vivências artísticas e socializadoras, promovendo a autoestima, estabelecendo interação com os elementos da cultura local e ampliando as possibilidades de participação na sociedade. O grupo artístico atualmente é composto por 40 adolescentes. Outras 900 crianças em situação de vulnerabilidade social participam das oficinas musicais oferecidas pela Orquestra em outros pontos do bairro.
A regente e coordenadora do projeto, Cecília Rheingantz Silveira, destaca que a música, que proporcionou aos jovens a produção de dois CD’s um DVD, além de viagens internacionais para as apresentações, é um elemento para um objetivo maior: a formação educacional. “A arte cumpre uma função socializadora na comunidade. Uma função de construção de novas perspectivas, de projetos de vida, mais emancipadores não tão restritos a uma realidade ainda de muita vulnerabilidade social”, frisa.
Com a transformação social, a educadora destaca a possibilidade atual da Orquestra de contribuir para outras demandas mais urgentes, embora a vulnerabilidade dos jovens participantes. A Orquestra irá destinar 50% dos valores que receberá com a venda de ingressos pelas associações, entidades e sindicatos de servidores da Justiça para as famílias desabrigadas pelas enchentes da Região Metropolitana. “Além de promover, ela (Orquestra) também é procurada para se juntar a outras ações como parceira. Isso é uma coisa muito bacana. É nisso tudo que está o dia a dia do nosso trabalho, porque assim como eles aprendem música, nós aprendemos a viver de forma mais solidária, colaborativa e a trabalhar em grupo. E como isso é cada vez mais difícil num mundo cada vez mais individualizado”, afirma Cecília.
Sobre o evento
Serviço:
Apresentação da Orquestra Villa-Lobos
Data: 5 de novembro (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Auditório do Fórum Central – Prédio II (Rua Manoelito Ornelas, 50), em Porto Alegre
Ingressos: R$ 20,00 – nas entidades promotoras
Quem adquirir o ingresso para a apresentação da Orquestra Villa-Lobos, receberá na entrada do evento um exemplar do livro Historinhas para ler durante a audiência dos pais, de autoria do magistrado Pio Giovani Dresch. A publicação reúne algumas situações presenciadas pelo magistrado durante sua atuação no 2º Juizado da Vara de Família do Foro Regional do Partenon, na Comarca de Porto Alegre. Além disso, durante o concerto, serão sorteados três kits do livro e do DVD da Orquestra Villa-Lobos.
Os ingressos podem ser adquiridos com as entidades promotoras: AJURIS, Brigada da Solidariedade, Sindjus-RS, ASJ, Abojeris, Cejus e Acedijus. Não esqueça: não basta confirmar a presença no evento, os ingressos devem ser adquiridos no valor de R$ 20,00 com as entidades promotoras:
Sobre a Orquestra Villa-Lobos
A Orquestra tem dois CDs, O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008); o livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012) e o DVD Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013). Recebeu menções importantes como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; dois prêmios Líderes & Vencedores – Destaque Comunitário 2009 e Referência Educacional 2013, concedido pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS; as certificações pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, e pelo Prêmio Itaú Unicef 2011 como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade; Menção Especial do júri do Prêmio Açorianos de Música 2012; o Prêmio Educação RS 2013, categoria projeto, pelo SINPRO-RS; três indicações (DVD, espetáculo e arranjadores) do Prêmio Açorianos de Música 2013; Destaque Cultura no Prêmio Destaque Panvel Em Cena 2014; e Medalha Cidade de Porto Alegre conferida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 2015.
A Orquestra Villa-Lobos já ultrapassou a marca de mil concertos no Brasil – Porto Alegre e interior do RS, Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) – e na Argentina e Uruguai para público superior a 280 mil pessoas. A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que, entre outros prêmios, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha por sua atuação frente à Orquestra.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br