13 out Instalada a Vara de Família e Sucessões de Santa Cruz do Sul
A comunidade pertencente à Comarca de Santa Cruz do Sul ganhou, na tarde desta sexta-feira (09/10), mais uma Vara Judicial, especializada em Família e Sucessões. A ampliação do serviço judicial era uma demanda local cujo pleito foi atendido pela Corregedoria-Geral da Justiça. Além do município-sede, pertencem à Comarca as cidades de Gramado Xavier, Sinimbu, Herveiras e Passo do Sobrado.
A solenidade de abertura foi realizada no Salão do Júri do Foro e contou com a presença de autoridades locais. O Juiz Diretor Substituto do Foro, André Luis de Moraes Pinto, fez o discurso inicial do evento ressaltando a importância da criação da nova unidade judiciária especializada. “Ilustra a responsabilidade com que o Poder Judiciário administra suas receitas e as que lhe são repassadas por imperativo constitucional”, afirmou.
O magistrado disse ainda que a comunidade jurídica aguardava há uma década a instalação da Vara especializada. “Cuidamos das pessoas, das suas expectativas, carências e frustrações. Não consigo ver áreas mais prioritárias do que as que envolvem crianças e adolescentes, adolescentes e relações familiares”, avaliou.
O Diretor do Foro fez uma saudação especial à Escrivã do cartório da unidade recém-instalada, Marieda Beckencamp, que tem 25 anos de serviços prestados ao Poder Judiciário. E citou também a sensibilidade e dedicação da magistrada Daniela Ferrari Signor, que será a titular da Vara de Família e Sucessões da Comarca.
O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, destacou que a Comarca de Santa Cruz do Sul merece o reconhecimento do pleito e a ampliação dos serviços judiciais. E afirmou também que a medida faz parte do projeto de gestão da administração do TJRS. “No momento em que o Poder Judiciário entrega à comunidade de Santa Cruz mais uma unidade judiciária, está fazendo valer um projeto iniciado antes mesmo de assumirmos esta gestão, onde se definiu a priorização do 1° grau de jurisdição”.
Nova vara atende pleito antigo da comunidade santa-cruzense
Encerrando a solenidade, o Presidente do Tribunal de Justiça do RS, Desembargador José Aquino Flôres de Camargo, afirmou que a nova unidade significará a melhora na prestação de serviço jurisdicional. “A comunidade de Santa Cruz está de parabéns. Quando se cria uma unidade judiciária, potencialmente, teremos melhores serviços. Significa a humanização das relações e a prestação de uma melhor jurisdição”, asseverou o Desembargador Aquino.
Também estiveram presentes a Presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão do TJRS, Desembargadora Marilene Bonzanini, o Juiz Assessor da Presidência Luis Antonio Behrensdorf Gomes da Silva e a Juíza-Corregedora Coordenadora da Região, Lilian Cristiane Siman.
Prestigiaram a solenidade o Deputado Federal Heitor Schuch, a Vice-Prefeita de Santa Cruz Helena Hermany; o Procurador-Geral do Município Ricardo Scherer; a Presidente da subseção da OAB-RS Rosemary Hofmeister; os representantes do Ministério Público, Flávio Eduardo de Lima Passos; da Defensoria Pública, Fernando Rückert Scheffel; da Procuradoria-Geral do Estado, João Arcílio Fortuna; da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, Marcelo da Silva Carvalho; da Brigada Militar, Major Paulo Fernando Soares do Nascimento; da Polícia Civil, Delegado Luciano Menezes; da UNISC, Vinicius Ferreira Laner; e da Faculdade Dom Alberto, coordenadora Erotildes Kniphoff Tessmann.
Fonte: TJRS.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9120
amanda@ajuris.org.br