fbpx

Três Audiências Crioulas reforçarão tradição gaúcha nesta semana

Três Audiências Crioulas reforçarão tradição gaúcha nesta semana

Com a chegada de setembro as chamas da tradição se acendem por todo o Estado. O espírito gauchesco chega também ao Judiciário, com as Audiências Crioulas. O evento é marcado pela forma incomum como transcorrem os julgamentos, com trajes típicos, homenagens feitas em versos e uma narrativa diferenciada, para explicar o que está acontecendo aos presentes, numa linguagem simples e didática. Os municípios de Capão do Leão, Camaquã e Estrela receberão o evento neste mês.

Estrela

Em Estrela, o evento acontece no dia 15/9, às 19h, no CTG Estrela do Rio Grande, localizado na rua Jacob Hallmann, nº 281.

Na ocasião, a magistrada Débora Gerhardt De Marque julgará um processo de usucapião, e segundo a Juíza de Direito, as testemunhas, o Advogado e o Promotor do Ministério Público se manifestarão em versos, como manda a tradição.

Camaquã

No Município de Camaquã a audiência também será realizada no dia 15/9, às 20h, nas dependências do CTG Camaquã (localizado na Rua Padre Hildebrando Pedroso, nº 277, Bairro Gaúcho).

Na ocasião, será instruído e julgado um processo criminal que trata de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e será presidida pelo Juiz da Vara Criminal da Comarca, Valente Selistre. Segundo o magistrado, pela primeira vez na história das Audiências Crioulas será julgado um processo criminal.

Capão do Leão

Em Capão do Leão, a atividade acontecerá no dia 16/9, às 20 horas, no Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros do Sul – rua Professor Agostinho, nº 455. Será instruído e julgado o processo de retificação de registro de imóvel nº 022/1.15.0003950-9, em tramitação na Vara da Direção do Foro da Comarca de Pelotas, tendo como autor o Município de Capão do Leão.

De acordo com o magistrado Marcelo Malizia Cabral, que coordena as atividades e presidirá a audiência crioula, no município, o objetivo da ação é aproximar do Poder Judiciário da comunidade e prestar homenagem à cultura gaúcha. Com esses eventos também podemos mostrar à comunidade como se realiza uma audiência e como se dá o julgamento de um processo, destacando o caráter público dos atos realizados pelo Poder Judiciário, comenta o Juiz.

Audiências Crioulas

A realização de audiências crioulas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul já constitui tradição de mais de uma década e nesse período diversos magistrados já presidiram audiências em cenários típicos gaúchos nos Municípios de Amaral Ferrador, Caiçara, Camaquã, Carazinho, Cerrito, Encruzilhada do Sul, Frederico Westphalen, Gaurama, Ijuí, Muçum, Santana do Livramento, Taquaraçu do Sul, Viadutos, Vicente Dutra.

Texto: Giovani Gafforelli

Fonte: TJ/RS

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br