28 ago Direção da AJURIS recebe representantes da Fundação de Produção e Pesquisa em Saúde
O Projeto de Lei 301/2015, em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS) e que extingue a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), foi tema de reunião na AJURIS nesta sexta-feira (28/8). O presidente da Associação, Eugênio Couto Terra, e o vice-presidente, Gilberto Schäfer, receberam a diretora técnica do órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, Silvia Spalding, e os coordenadores do Laboratório de Investigação de Paternidade Simone Schumacher e Rodrigo Rodenbusch.
A estrutura da FEPPS é composta por departamentos técnicos como os hemocentros responsáveis pela rede de sangue (Hemorrede), o Laboratório Central do Estado (Lacen), o Centro de Informação Toxicológica (CIT/RS), Laboratório Farmacêutico do RS (Lafergs) e o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT). A instituição é a responsável, por exemplo, pelo diagnóstico em seres humanos de H1N1 e de mormo, doença infecciosa que atinge principalmente equinos. Também desenvolve pesquisas em saúde e realiza exames toxicológicos.
O PL 301 tramita em regime de urgência na AL/RS, por isso tem previsão de ser votado até o dia 8 de setembro. Caso a extinção seja aprovada, as atividades desenvolvidas pela Fundação passarão para a Secretaria da Saúde.
A diretora técnica da Fepps defende que a extinção de uma instituição que presta relevantes serviços à população deve ser alvo de debate com a sociedade. “A decisão de extinguir uma Fundação de 20 anos que é a única em pesquisa em saúde do Rio Grande do Sul não pode ser feita de forma emergencial”, ressalta Silvia. A estratégia da direção da Fundação é procurar os deputados e entidades da sociedade civil, como a AJURIS, para manifestar a preocupação com o assunto.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br