fbpx

AJURIS apoia jogo da Tolerância Racial

AJURIS apoia jogo da Tolerância Racial

No último domingo (5/7), a partida entre Internacional e Atlético-MG no Estádio Beira-Rio promoveu a campanha contra o racismo no futebol. A ação foi realizada pelo Internacional e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, com o apoio da AJURIS. Através do Departamento de Direitos Humanos, a Associação apoiou e reafirmou o posicionamento histórico contra toda e qualquer forma de discriminação no evento.

Em entrevista ao jornalista Luis Henrique Benfica, para o programa Domingo Esporte Show, da Rádio Gaúcha, o diretor do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS , Mauro Borba, reafirmou a importância da luta contra a intolerância e a discriminação racial. Entre as ações, Borba citou a petição pública, promovida pela Associação, que pede a ratificação de duas convenções da Organização dos Estados Americanos (OEA) contra a discriminação racial. Confira a petição AQUI.

O diretor da Ajuris, ainda, citou as manifestações racistas sofridas pela jornalista Maria Julia Coutinho, a Maju, na última semana. “A internet é um campo democrático aberto, mas também dá margem a isso, as pessoas se escondem no anonimato então fica fácil tecer aquele tipo de injuria”, explicou. Neste sentido, Borba afirmou que as convenções da OEA preveem punição para esses crimes: “A ratificação pelo Brasil para esses tratados vai dar ferramentas para que as instituições e os organismos de combate à intolerância possam atuar de uma forma mais eficaz”.

Durante o programa, o Diretor Executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, relatou que o relatório desenvolvido pela entidade apontou a ocorrência de 20 casos de racismo no futebol brasileiro, oito casos envolvendo atletas brasileiros no exterior e outro 11 casos durante a Copa do Mundo no Brasil.

O diretor do Departamento de Direitos Humanos da Ajuris, completou, afirmando que, além do Jogo da Tolerência Racial, a proposta é desenvolver outras ações e ampliar o debate para o interior do Estado e para outras regiões do país.

O juiz de Direito, Marco Aurélio Xavier, titular do Juizado do Torcedor, participou por telefone, com informações sobre punições a pessoas que tenham feito ofensas raciais nos campos de futebol.

Confira a entrevista na íntegra:

Parte 1:

 

Parte 2:

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br