fbpx

Dia Internacional de Prevenção ao Abuso de Drogas, por Matias Flach

Dia Internacional de Prevenção ao Abuso de Drogas, por Matias Flach

Artigo de autoria do juiz de Direito aposentado e Presidente do Instituto Crack Nem Pensar, Luiz Matias Flach.

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1987, decidiu observar 26 de junho como Dia Internacional de Prevenção ao Abuso de Drogas, forma de expressar a sua determinação em reforçar a ação e cooperação das nações em alcançar o objetivo de uma sociedade livre do abuso de drogas. Mais tarde, o Brasil escolheu o mesmo dia com tal propósito.

Anualmente, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) seleciona temas para o Dia internacional e lança e estimula campanhas de sensibilização sobre o problema mundial das drogas. Saúde é o tema proposto para 2015.

Inicialmente a ênfase nas campanhas estava voltada para a prevenção e repressão ao tráfico e uso de drogas ilícitas. Com o tempo e experiência em novas abordagens, passaram a ser tratadas outras e relevantes questões como a saúde, drogas psicoativas em geral, educação, desenvolvimento socioeconômico das nações, ações comunitárias e atenção aos direitos humanos.

O debate é rico e necessário em momento em que o tema é amplamente debatido (o que é bom), sem certezas absolutas ou verdades totais. Busca-se interpretar os sentimentos da civilização, tentando harmonizar tendências opostas, as vezes extremadas, no autoritarismo ou  ultraliberalismo.

Boa é a ideia de nos livrarmos de um maniqueísmo, paralisador de evolução, na linha de comportamento de que é tudo bom de um lado e mau de outro.

O Instituto Crack Nem Pensar (ICNP), nessa perspectiva, com a adesão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, realiza, em 26 de junho de 2015, na Escola Superior da Magistratura, das 14h às 17h, evento Dia Internacional de Prevenção ao Abuso de Drogas – Sua vida, Sua comunidade Sem drogas. Serão Expositores: Luiz Matias Flach, César Faccioli, Flávio Pechansky e Ângela Maria Finck. O presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, abrirá o seminário que tem, ainda, o apoio da AJURIS, Escola Superior da Magistratura Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e FIERGS SESI.

Inscrições e programa completo: www.icnp.org.br.

 

Luiz Matias Flach
Presidente do Instituto Crack Nem Pensar
Juiz de Direito aposentado