fbpx

Direito de Família é tema de atualização para magistrados

Direito de Família é tema de atualização para magistrados

O Curso de Atualização para Magistrados (CAM), iniciou na tarde desta quarta-feira (17/6), na Escola da AJURIS. O evento, que se estende até sexta-feira (19/6), tem como tema o Direito de Família.

Na abertura, o vice-presidente Administrativo da AJURIS, Gilberto Schäfer, destacou a importância do evento como elemento para legitimar por meio da uma prestação jurisdicional, que se constrói no dia a dia e não no concurso, a atividade da Magistratura. “Principalmente na jurisdição de família, que atua em momentos cruciais das pessoas”, frisou.

A escolha do tema, assim como a condução do curso, explicou aos participantes, o diretor da Escola da AJURIS, desembargador Cláudio Martinewski, integram o momento de transformação pelo qual passa a Escola, que tornou-se o centro capacitador do Judiciário gaúcho. Também destacou as novas diretrizes da Escola e dos próprios CAMs, que se baseiam na educação corporativa ensino/aprendizagem. “Quem participa traz sua experiência para compartilhar conhecimento.”

O Direito de Família, tema desta edição, segundo o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, foi a área do Direito que mais passou por mudanças nos últimos anos. Além disso, o desembargador pontuou que a Administração do TJ tem se empenhado para que a partir desse novo formato de CAM, mais interativo e colaborativo, se tenha mais possibilidade de troca de conhecimento entre os participantes.

A importância da realização dos cursos também foi destacada pelo 3º vice-presidente do TJ/RS, desembargador Francisco José Moesch. O magistrado afirmou que a vida está judicializada e que só através de capacitação, como a oferecida por meio do CAM, é que serão vencidos os desafios do Século XXI. “Na vida somos mais discentes do que docentes”, pontuou.

Sobre a movimentação na carreira, tema que interessa sempre aos magistrados, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, pontuou que neste ano já foram realizadas 230 movimentações. E anunciou que até agosto 40 novas vagas de remoção para entrância final deverão ser preenchidas através de novos editais. Também integrou a mesa de abertura o diretor do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, Nilton Tavares da Silva.

Após a abertura teve início o primeiro painel: Novas Configurações de Família: Poliamor, Famílias Reconstituídas, Uniões Homoafetivas com palestra da doutora Ana Louzada e com o debatedor doutor Telmo dos Santos Abech.

A programação completa você confere em https://www.escoladaajuris.org.br/esm/imagens/programa_junho.pdf

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br