fbpx

Imprensa destaca grave situação do Presídio Central

Imprensa destaca grave situação do Presídio Central

Os veículos de comunicação Correio do Povo, Jornal do Comércio e Zero Hora, na coluna da jornalista Rosane de Oliveira (escrita por Juliano Rodrigues) repercutiram nesta quinta-feira (26/2), as manifestações do Fórum da Questão Penitenciária sobre a grave situação do Presídio Central de Porto Alegre. As entidades reuniram-se na quarta-feira (25/2) na sede administrativa da AJURIS para debater a situação do sistema prisional gaúcho.

O jornal Correio do Povo destacou em seu editorial a questão. “Quanto mais ruins forem as condições internas dos presídios, maiores serão os comprometimentos dos presos com as organizações criminosas e eles sairão desse lugares com dívidas que somente serão pagas com novos delitos. Dessa forma, o único caminho é fazer com que o preso tenha seus direitos respeitados, a fim de que ele perceba os erros cometidos e busque retornar ao convívio social em condições de ser aceito e de ter uma vida produtiva e sem pendências”.

O veículo também traz outra matéria sobre o sistema prisional gaúcho com entrevista da superintendente da Susepe Marli Ane Stok, que afirmou que o Governo não deve realizar nenhuma modificação no Presídio Central no primeiro semestre deste ano. O juiz Sidinei Brzuska, titular da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre, destacou na reportagem que com a destruição das duas galerias do Central, no ano passado, a casa prisional ficou com a capacidade reduzida em 10%. Leia matéria completa AQUI.

O Fórum foi o responsável pela denúncia da grave crise do Presídio Central à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), em janeiro de 2013. A superlotação e as condições sub-humanas a que os presos são submetidos, e que afetam o direito à vida e à integridade pessoal, estão entre as irregularidades apontadas na liminar expedida pela CIDH, a partir de requerimento do Fórum em 30 de dezembro de 2013. A petição cobra do Governo Federal providências urgentes. Mas até agora não houve o encaminhamento de soluções, nem o anúncio de medidas para resolver os problemas. Leia matéria completa AQUI.

Confira as matérias: Correio do Povo, Jornal do Comércio e Zero Hora.

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br