fbpx

XIV Congresso Estadual da Magistratura abre inscrições para os Grupos de Trabalho

XIV Congresso Estadual da Magistratura abre inscrições para os Grupos de Trabalho

Promovido pela AJURIS, o Congresso Estadual da Magistratura chega a sua 14ª edição com a discussão do tema A Utopia Agora: Futuros Possíveis. Como ocorre tradicionalmente, o evento contará com a discussão e apresentação de trabalhos acadêmicos nos Grupos de Trabalho (GTs), integrando a programação científica. 

As apresentações serão realizadas no dia 11 de agosto, a partir das 14h. Podem submeter trabalhos para os GTs magistrados, estudantes de graduação e pós-graduação em Direito, além de alunos e ex-alunos da Escola da Magistratura. Neste ano as discussões serão em torno dos seguintes temas: 

GT1: Judiciário e a Agenda 2030

Reflexões sobre o envolvimento do Poder Judiciário no cumprimento da Agenda 2030, um plano de ação global liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne objetivos e metas para o desenvolvimento sustentável do planeta, erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, refletindo na qualidade de vida das próximas gerações. A Agenda 2030 foi institucionalizada pelo Conselho Nacional de Justiça, com metas previstas para o Poder Judiciário.

GT2: Laboratórios de Inovação

Reflexões sobre os conceitos e práticas inovadoras que estão sendo adotados pelo Poder Judiciário no Rio Grande do Sul para qualificar o trabalho jurisdicional. A inovação trata da atuação do Judiciário como um todo, com foco na qualificação do serviço oferecido ao cidadão, com a garantia de um trabalho mais célere e seguro.

GT3: Covid – Impactos da Pandemia

Reflexões sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Poder Judiciário para enfrentar o cenário de pandemia, que teve início em março de 2020. Como as diferentes áreas da sociedade, o Poder Judiciário precisou se adaptar aos tempos de reclusão e distanciamento social, ambiente digital e atividades em home office para seguir atuando, exigindo novas valências de juízas e juízes.

Os resumos completos de cada trabalho deverão ser enviados para o email centraldeeventos@ajuris.org.br até o dia 31 de julho. Informações sobre o formato dos resumos e demais regras de participação estão disponíveis no Regimento Interno do Congresso. Clique aqui para fazer o download

Inscrições

Para garantir a inscrição, é necessário realizar o pagamento de uma contribuição simbólica de R$ 20,00 que será revertida para o projeto Cozinha Solidária, mantido pela AJURIS. As inscrições estão disponíveis em bit.ly/CongressoMagistratura

Durante a inscrição, será possível optar pelo desconto do valor em folha (para associados) ou por meio de depósito bancário para conta disponível no formulário (para o público externo). Lembrando que na segunda opção é necessário enviar o comprovante para o email centraldeeventos@ajuris.org.br para que a inscrição seja validada. 

Sobre o Congresso 

O Congresso Estadual da Magistratura, promovido pela AJURIS a cada dois anos, tem como finalidade promover a discussão de temas de interesse da magistratura e incentivar o desenvolvimento jurídico-científico e cultural da classe. Neste ano, será realizado virtualmente nos dias 11, 12 e 13 de agosto e reunirá especialistas para debater e projetar as principais mudanças no cenário jurídico e social e os novos caminhos a serem trilhados pela sociedade em um mundo pós-pandemia. 

Programação científica

Para ministrar a conferência de abertura, o Congresso irá receber o escritor e sociólogo Boaventura de Sousa Santos, autor do livro “O Futuro Começa Agora – Da Pandemia à Utopia”. A programação científica ainda conta com outros dois painéis, confira abaixo: