fbpx

Mês da Mulher: O tempo nosso de cada dia, por Laura Glüer

Mês da Mulher: O tempo nosso de cada dia, por Laura Glüer

O tempo é uma variável preciosa na vida de um indivíduo. O tempo é singular, constante, perecível. É também intransferível (não temos como “emprestar” parte do nosso dia para um amigo ou familiar) e insubstituível (tempo perdido, não se recupera).

Para as mulheres, em especial, a experiência do tempo pode ser estressante. O desejo de dividir-se em múltiplos papeis – profissional, mãe, namorada, filha, amiga, ativista, mulher.

Saber administrar melhor o tempo não significa controlar as 24h do dia. Mas organizar a rotina de forma a dar equilíbrio aos múltiplos papeis, aprendendo sempre, um dia de cada vez.

Não há segredos para administrar melhor o tempo. Mas há algumas técnicas e elas podem ser aprendidas. Ter agenda e delimitar espaços para os compromissos é uma das formas. Foco nas prioridades também ajuda.

Mas as técnicas não valerão nada se não for feita a escolha individual de querer fazer o relógio funcionar a seu favor, por mais acelerado que ele seja.

Reservar tempo para o ócio não é perder tempo. Pelo contrário, alimenta a criatividade e a capacidade de usar melhor o tempo produtivo.

Mas procrastinar uma tarefa por meses ou ser perfeccionista demais e nunca encerrar uma demanda pode fazer a pessoa desperdiçar um tempo precioso de sua vida.

O tempo precisa ser bem dosado para não virar veneno nas nossas vidas. As técnicas podem ser exercitadas, mas é muito mais a força de vontade que vale.

Na Oficina Tempo Feminino, que faz parte da programação Lugar de Mulher é onde ela quiser, promovida pela Ajuris, no mês de março, estaremos apresentando algumas destas técnicas e praticando algumas mudanças simples que podem ser incorporadas no seu dia a dia para uma melhor gestão do tempo.

Você poderá, inclusive, perceber que já pratica, de forma intuitiva, algumas dessas práticas.

Não deixar o tempo escapar e fazer do tempo um instrumento de transformação e avanço constantes são premissas fundamentais para o empoderamento feminino. Esperamos que este seja um espaço para as mulheres refletirem sobre o seu tempo e, com isso, tornarem-se cada vez mais DONAS de suas vidas.

* Laura Maria Glüer é jornalista e doutora em Comunicação e ministrará a oficina “Gestão do Tempo Feminino”, no  dia 9 de março (quinta-feira), na Sede Administrativa da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 81).

As inscrições para a oficina e demais atividade devem ser feitas AQUI.

Confira AQUI a programação dos outros dias.

 

Agende-se:

Oficina Gestão do Tempo Feminino, com Laura Glüer

Data: 9 de março | quinta-feira

Horário: 18h30

Local: Sede Administrativa da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 81 – Terraço) – Bairro Praia de Belas

Objetivo: Incentivar o uso de ferramentas de gestão do tempo pelas mulheres.

Tópicos de Conteúdo:

** Como as mulheres gerenciam o tempo – reflexão;

** Gerenciar tempo é tomar decisões;

** Gerenciando o tempo para si mesma, trabalho, família, relacionamentos e lazer;

** Hábitos sabotadores do tempo;

** Ferramentas que auxiliam na gestão do tempo.

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
ajuris.org.br