fbpx

Judiciário gaúcho inaugura moderno sistema de segurança

Judiciário gaúcho inaugura moderno sistema de segurança

O controle do acesso às dependências do Poder Judiciário conta com padrão internacional de segurança, através do Centro Integrado de Comando e Controle. Localizado no prédio II do Foro Central, em Porto Alegre, o CICC foi inaugurado na tarde de sexta-feira (13/11), com a presença da Administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e de diversas autoridades. Através do investimento em tecnologia e equipamentos de última geração, os sistemas de alarme e de monitoramento permitem que a Equipe de Segurança do TJ acompanhe a movimentação na maioria das 164 Comarcas do RS.

O sistema de alarme volumétrico hoje contempla 187 prédios e 54 salas de armas, somando 241 locais efetivamente monitorados. Já o Circuito Fechado de TV (CFTV), no formato analógico, alcança 21 prédios (9 Comarcas e 12 prédios da Capital), ostentando 925 câmeras instaladas. Enquanto o CFTV IP monitora 66 prédios, dispondo de 1.980 câmeras de rede instaladas, inclusive, cobrindo o Foro Central II.

O Chefe da Equipe de Segurança do TJRS, Antônio César Carré, fez a apresentação do CICC, destacando que o projeto consolida o conceito de prevenção. “Diante da magnitude do Poder Judiciário, prevenir é o caminho adequado. Os sistemas de monitoramento e alarme são controles que nos dão condições de trabalho a bom termo e com o menor custo possível”, afirmou. Carré também ressaltou o apoio da Comissão de Segurança e de setores do TJ, como os Departamentos de Informática (DI) e de Engenharia, Arquitetura e Manutenção (DEAM).

O Presidente do TJ, Desembargador Aquino, destacou que o Plano de Segurança Institucional do Judiciário é referência nacional na área, informando que 60% das diretrizes previstas no documento já foram implantadas. Também enfatizou que os investimentos em tecnologia, informática e imobiliário são possíveis através da Lei Estadual 11.667/2001, que conferiu a administração dos depósitos judiciais ao Poder Judiciário. Os rendimentos desses recursos são aplicados em reforma/construção de prédios e em tecnologia. “Temos, aqui, um exemplo de criatividade e de inovação”, frisou o Desembargador Aquino.

Recursos

Localizado no 7°andar do prédio II do Foro Central, o CICC é dotado de painel visual que permite monitorar, simultaneamente, os ambientes de diferentes Comarcas. O trabalho é realizado 24 horas, por 14 servidores divididos em três turnos.  Há também estações de trabalho do CFTV IP e de monitoramento do sistema de alarme.

Uma câmera de vídeo externa móvel faz o controle do perímetro com recursos tecnológicos de ponta, que permitem a ampliação da imagem em até 20 vezes. Outro destaque é para as câmeras térmicas que criam imagens com base no calor que sempre é emitido de qualquer objeto, veículo ou pessoa mesmo na escuridão.

Prestigiaram a solenidade os Desembargadores Manuel José Martinez Lucas e Francisco José Moesch, respectivamente,  2° e 3° Vice-Presidente do TJ, e Tasso Caubi Soares Delabary, Corregedor-Geral da Justiça; Juiz Diretor Substituto do Foro de Porto Alegre, Antônio Carlos Antunes do Nascimento e Silva, e o Diretor do Departamento de Informática do TJ Luis Felipe Schneider. Também o Procurador-Geral de Justiça Marcelo Dornelles, Subdefensor-Público Geral do Estado Jaderson Paluchowski, Vice-Presidente da AJURIS Jocelaine Teixeira, Coronel Fernando Alberto Grillo, representando a Brigada Militar, e Tenente-Coronel Julio Cesar Rocha Lopes, em nome da Secretaria de Estado da Segurança Pública.   

Fonte: TJ/RS

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
ajuris.org.br