fbpx

Johnson relata experiência com Presídio Feminino na Convenção de Contabilidade

Johnson relata experiência com Presídio Feminino na Convenção de Contabilidade

“As grandes penitenciárias levaram à falência do sistema prisional”, afirmou o juiz de Direito e diretor do Foro da Comarca de Lajeado Luis Antônio de Abreu Johnson durante o XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e a XVI Convenção de Contabilidade do RS, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro, no centro de feiras e eventos Serra Park, em Gramado. O magistrado participou do painel Segurança Pública – Protegendo a Vida, o nosso Maior Patrimônio na sexta-feira (14/9), falando sobre a experiência na construção do Presídio Feminino de Lajeado.

A plateia, formada por cerca de 2 mil pessoas de todo o Brasil, ficou muito entusiasmada com o exemplo da casa prisional, construída por meio de recurso do Judiciário, da comunidade e da prefeitura municipal, sem nenhum recurso do Estado. “Defendo a construção de presídios comunitários pequenos e com trabalho personalizado”, declarou o magistrado. O Presídio Feminino de Lajeado tem um modelo pioneiro de gestão, que prioriza a dignidade no cumprimento da pena e condições adequadas, com foco na ressocialização.

Dentro do presídio, funciona uma escola autônoma, com quatro professores, diretor e um projeto pedagógico próprio, nos níveis ensino fundamental e médio. Quatro detentas já foram formadas pelo ensino médio da instituição. “As apenadas trabalham e estudam todos os dias. Todas elas frequentam a escola. Temos uma proposta ressocializadora através da disciplina, da educação e do trabalho. Temos, também, um curso de cabeleireira, bem frequentado, e queremos implantar outros”, explicou Johnson, enfatizando que desde a abertura do presídio, ainda não ocorreram incidentes entre as detentas. O Presídio Feminino de Lajeado foi aberto no início de janeiro de 2017, por determinação do magistrado, e abriga atualmente 32 apenadas.

O painel também contou com a participação do ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame (gestão 2009/2015), e a Vereadora de Porto Alegre, Nádia Rodrigues Silveira Gerhard (Comandante Nádia). Ao final, Johnson foi convidado por outras entidades presentes para palestrar sobre sua experiência com o presídio.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9120
imprensa@ajuris.org.br