27 nov Estudantes e escolas vencedoras do Prêmio AJURIS de Redação recebem a premiação
A entrega dos prêmios aos vencedores do IV Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas mobilizou estudantes, professores e a comunidade escolar de cinco escolas públicas do Estado, além de lideranças das localidades. Foram seis vencedores (três estudantes do Ensino Fundamental e outros três do Ensino Médio) de cinco escolas. Na Escola Estadual Curupaiti, em Vale Verde, foram duas alunas vencedoras.
Ao entregar o prêmio ao estudante Moisés Vieira Sant’Anna, da Escola Estadual Vila Prado, de Sapucaia do Sul, que ficou em terceiro lugar na categoria Ensino Médio, o presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores destacou o papel dos professores na preparação dos alunos. “Parabéns aos professores, responsáveis pela educação desses adolescentes que em breve serão adultos. Sabemos das dificuldades das escolas públicas: vocês são guerreiros e batalhadores pelo ensino público no país. O que estamos fazendo aqui é o mínimo de reconhecimento ao estudo que vocês entregam aos jovens do nosso estado”, afirmou.
Na entrega do prêmio de segundo lugar na categoria Ensino Médio à estudante Valentina Melo da Silva, do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, em Caxias do Sul, a vice-presidente Cultural da AJURIS e coordenadora do Prêmio, Samyra Remzetti Bernardi, falou do tema proposto esse ano: uma reflexão sobre o papel da justiça em termos extremos. “Foi interessante mais uma vez ver a percepção dos alunos sobre a atuação da justiça, sobre o papel dela em tempos extremos, sobre as diferenças que temos que lidar no nosso dia a dia e a necessidade de todos atuarmos em grupo em prol dessa justiça para reduzirmos as diferenças”, destacou.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Curupaiti ficou entre as instituições premiadas
Na categoria Ensino Fundamental, a vencedora foi a estudante Isabela Thiesen Frank, da Escola Estadual Curupaiti (Vale Verde), e a estudante Emilly Meurer Heinrich, da mesma escola, ficou em segundo lugar. O terceiro lugar ficou com a estudante Caroline Wagner Chaves, da Escola Estadual Professor Affonso Pedro Rabuske, de Santa Cruz. “Todos os alunos que têm oportunidade devem participar do Prêmio não só para ganhar, mas pela oportunidade de expressar sua própria voz, sua opinião. É uma forma de se aproximar da justiça, um mundo que a gente acha muito distante. No texto eu tratei a justiça como uma pessoa do meu cotidiano”, explicou a estudante Isabela.
Na categoria Ensino Médio, a vencedora foi a estudante Raquel Leal, da Escola Estadual Rondônia, de Centenário. Em segundo lugar ficou a estudante Valentina, do Colégio Tiradentes, e em terceiro o estudante Moisés, da Escola Vila Prado. “Como estudante quero deixar um lembrete: a melhor defesa dos tempos extremos em que vivemos é uma sociedade onde a justiça seja prioridade e o jovem seja ouvido”, disse a estudante Raquel ao receber o prêmio.
Os estudantes que ficaram em primeiro lugar receberam um notebook, em segundo lugar, um tablet e, em terceiro, um smartphone. As cinco escolas dos estudantes premiados ganharam um computador. As cerimônias nas escolas foram acompanhadas por juízes das Comarcas, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e a direção da Sicredi-AJURIS, que é patrocinadora do Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas.
Leia aqui as redações vencedoras.


