fbpx

Denise Dora é a nova ouvidora-geral da Defensoria Pública do RS

Denise Dora é a nova ouvidora-geral da Defensoria Pública do RS

Denise Dora com o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria

Denise Dora com o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria (Foto Amanda Ahrends/Ascom DPE)

Tomou posse na sexta-feira (17/4) a nova Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado (DPE), Denise Dourado Dora, para o biênio 2015-2017. A solenidade ocorreu durante Reunião Ordinária do Conselho Superior da DPE, no Auditório 19 de Maio, na sede da Instituição em Porto Alegre.

O Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria, destacou que Denise possui as condições técnicas, o conhecimento jurídico e as relações com a sociedade necessários para o desempenho das atribuições. “A Ouvidoria é o nosso grande combustível porque é a voz do povo, é ela que nos traz as demandas e os problemas”, disse Arnecke, afirmando que o órgão fará a intermediação das demandas da sociedade com o entendimento do defensor público.

“Contamos com esse apoio para que a Defensoria Pública cresça e se fortaleça, tornando possível atender um número cada vez maior de pessoas de forma qualificada e célere”, acrescentou o Defensor-Geral. Em sua avaliação, o retorno recebido por meio da Ouvidoria possibilita ao defensor público atuar além da prestação do serviço jurídico, razão pela qual a Defensoria gaúcha foi premiada pelo Ministério da Justiça como a melhor do país em 2014. Arnecke também agradeceu ao ex-Ouvidor-Geral, Bruno Pinto de Freitas, o primeiro a ocupar o cargo na Defensoria Pública.

Em seu discurso, Denise Dourado Dora ressaltou a importância do trabalho da Ouvidoria na busca pela ampliação do acesso à justiça no País. Segundo ela, a Defensoria Pública tem papel estratégico na construção de um sistema que ouça e atenda as demandas dos indivíduos devido à capacidade técnica e política da instituição para dialogar com grupos e populações discriminadas sobre seus anseios de justiça.

“É o lugar onde pessoas desesperadas buscam a solução para seus problemas, demandas, muitas vezes, reprimidas por anos”, comentou Denise, ao ressaltar que a DPE atendeu cerca de meio milhão de pessoas no ano passado. “Além de receber e ouvir os relatos sobre procedimentos individuais, a Ouvidoria tem o dever e a responsabilidade de repensar a relação entre serviços e a população atendida, entre estado e sociedade civil”, disse.

Saiba mais

Denise Dourado Dora foi escolhida Ouvidora-Geral da DPE em reunião extraordinária do Conselho Superior no dia 1º de abril deste ano. Denise é advogada, professora universitária (UniRitter), pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fundadora da Ong Themis – Gênero e Justiça, organização não-governamental que trabalha com questões referentes ao direito das mulheres.

Texto Cristiane Pastorini/Ascom DPERS

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br