fbpx

Confira a programação do XIV Congresso Estadual da Magistratura

Confira a programação do XIV Congresso Estadual da Magistratura

Com o tema A Utopia Agora: Futuros Possíveis, a AJURIS irá promover virtualmente, entre os dias 11 e 13 de agosto, o XIV Congresso Estadual da Magistratura. O evento reunirá especialistas para debater e projetar as principais mudanças no cenário jurídico e social e os novos caminhos a serem trilhados pela sociedade em um mundo pós-pandemia. As inscrições estão abertas. 

A programação científica e cultural do evento também é aberta ao público e possui uma taxa simbólica de R$ 20 reais, que será revertida para o projeto Cozinha Solidária, mantido pela Associação. As inscrições podem ser realizadas diretamente com a Central de Eventos no email centraldeeventos@ajuris.org.br ou no telefone (51) 3284-9126. 

Durante a inscrição é possível optar pelo desconto do valor em folha (para associados) ou pelo pagamento por meio de depósito bancário para conta disponível no formulário (para o público externo). Lembrando que na segunda opção é necessário enviar o comprovante para o email centraldeeventos@ajuris.org.br

Programação do evento

Para ministrar a conferência de abertura, o Congresso irá receber no dia 11 de agosto o escritor e sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, autor do livro “O Futuro Começa Agora – Da Pandemia à Utopia”. A programação completa ainda conta com outros dois painéis, uma mesa literária, inserções de Slam e um show de Nei Lisboa. Confira abaixo:  

Sobre os palestrantes

Conheça o currículo dos especialistas que integram a programação científica do Congresso:  

Boaventura de Sousa Santos

Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison, é uma referência no pensamento mundial nas áreas da sociologia do direito e da política. Foi um dos fundadores do Fórum Social Mundial. No final do ano passado, lançou o livro O Futuro Começa Agora – Da Pandemia à Utopia, provocação que servirá como linha para as análises do Congresso.

Angelika Nussberger

Professora catedrática de Colônia (Alemanha), onde dirige o Instituto de Direito do Leste Europeu e atua nas áreas de Direito Constitucional Comparado, Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e impacto do Direito Internacional na Europa Central e do Leste. É integrante da Comissão de Veneza do Conselho da Europa. Foi vice-presidente da Corte Europeia de Direitos Humanos de 2017-19. É juíza internacional da Corte Constitucional de Bósnia-Herzegovina e integra a Comissão de Reflexão sobre a Corte de Cassação da França.

César Landa

Doutor em Direito pela Universidade Alcalá (Espanha) e professor da PUC-Peru, foi vice-ministro da Justiça e presidente do Tribunal Constitucional do Peru (2006-2008). Em 2018, integrou um grupo de juristas que contribuíram para firmar jurisprudência no Peru sobre os direitos à igualdade para pessoas em vulnerabilidade social. Tem centenas de trabalhos publicados que abordam os conceitos de democracia e direitos fundamentais com foco em situações da América Latina. É vice-presidente da International Association of Constitutional Law.

Philip Yang

Empresário do setor energético. Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School, serviu como diplomata em Genebra, Pequim e Washington. Em 2011, fundou o Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem), um centro de inteligência que promove projetos de impacto urbano na busca de planejar cidades sustentáveis, conjugando poder público e iniciativa privada, o que o tornou uma referência no assunto.

Flávia Oliveira

Jornalista, integra o time de comentaristas da Globonews, onde faz análises sobre o cenário político nacional. Também mantém espaço de opinião no jornal O Globo e na Rádio CBN, além de participar do podcast Angu de Grilo junto com a filha, Isabela Reis, tratando de assuntos do cotidiano. Flávia tem acompanhado a Agenda 2030, um plano de ação global liderado pela ONU com objetivo de erradicar a pobreza do planeta.

Grupos de Trabalhos

Também estão abertas as inscrições para participar como congressista nos Grupos de Trabalhos (GTs) do Congresso. Os resumos completos de cada trabalho deverão ser enviados para o email centraldeeventos@ajuris.org.br até o dia 31 de julho. Neste ano as discussões serão em torno dos seguintes temas: 

GT1: Judiciário e Agenda 2030
GT2: Laboratórios de Inovação
GT3: COVID – Impactos da pandemia

Informações sobre o formato dos resumos e demais regras de participação estão disponíveis no Regimento Interno do Congresso. 

Mais informações sobre os GTs, clique aqui.
Regimento Interno do Congresso: Clique aqui para fazer o download